quarta-feira, 20 de julho de 2016

Remodelação do Serviço de Urgência do Hospital de Ponta Delgada é compromisso assumido com os Açorianos, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a obra de remodelação e ampliação do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) é “um compromisso assumido pelo Governo dos Açores com os Açorianos”, frisando que se pretende proporcionar um “serviço de excelência”.

Luís Cabral, que falava à margem da apresentação do projeto, referiu que a obra, orçada em cerca de 3,8 milhões de euros, deve iniciar-se “até ao final do ano”, acrescentando que a ampliação do espaço que está prevista pretende aumentar a capacidade de resposta, cumprindo, assim, com a legislação que prevê o direito de acompanhamento dos utentes nos serviços de urgência.

“O projeto está dimensionado de forma a salvaguardar esse requisito, cumprindo com a lei em vigor”, afirmou, salientando que o concurso público foi hoje enviado para publicação em Jornal Oficial.

Luís Cabral acrescentou que também já foi consignada e assinada a obra de remodelação do Serviço de Urgência do Hospital da Horta tendo em conta este critério, enquanto na ilha Terceira a questão foi tida em conta com a construção do novo hospital, em 2012.

“Este será o contributo desta legislatura para que se possa aplicar totalmente a lei”, salientou o Secretário Regional, acrescentando que a remodelação dos serviços de urgência permite que a situação fique “devidamente salvaguardada”.

 A intervenção que beneficia e amplia o atual Serviço de Urgência do HDES vai melhorar significativamente as condições desta infraestrutura destinada à prestação de cuidados em caso de urgência e emergência, através de melhores condições relacionadas com o atendimento e circuito do utente.

Para além da atenção central no utente, proporcionará condições para um incremento qualitativo no envolvimento e motivação das equipas técnicas, através da adaptação das diversas áreas funcionais do serviço e da criação de novos e mais adequados espaços e condições de trabalho.

Esta melhoria de qualidade materializa-se na adaptação do atual serviço às recomendações das boas práticas nas áreas da emergência médica, urgência de crianças e urgência de adultos.

Para além destes pressupostos, os espaços comuns possuem uma capacidade de suporte claramente superior em casos de resposta a uma situação de catástrofe, com a conversão de espaços comuns de espera em salas de tratamento.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: