segunda-feira, 4 de julho de 2016

Sistema de apoio à decisão clínica vai “garantir atualização e segurança do atendimento médico”, garante Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde assegurou hoje, em Angra do Heroísmo, que o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de apoio à decisão clínica vai "contribuir para que os utentes tenham o tratamento adequado do ponto de vista científico”, garantindo ainda “a atualização e segurança do atendimento médico”.

Luís Cabral falava no final da cerimónia de assinatura de um protocolo com o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE), da Faculdade de Medicina de Lisboa, e com a MedicineOne, Life Sciences Computing, que visa o desenvolvimento daquela plataforma no Serviço Regional de Saúde (SRS).

“Esta medida em benefício dos Açorianos” é possível, segundo Luís Cabral, porque será associado "o conhecimento académico da Faculdade de Medicina de Lisboa com o conhecimento científico e técnico da MedicineOne”.

Para o Secretário Regional, esta plataforma vai proporcionar aos médicos um sistema informático de apoio no tratamento de várias patologias, facultando “os conhecimentos científicos mais atuais” para o seguimento dos doentes, além de ajudar o médico em tempo real, enquanto a consulta decorre.

“Estamos a garantir que o tratamento e o acompanhamento que é feito aos utentes do Serviço Regional de Saúde pelo médico é o adequado e que está cientificamente validado”, frisou Luís Cabral.

O atendimento tipo para cada uma das patologias será carregado na plataforma informática já em uso nos centros de saúde dos Açores, que passará a avisar o médico da frequência recomendada para o acompanhamento, das análises que deverá pedir e dos medicamentos mais indicados, de acordo com os resultados das avaliações introduzidas.

Esta medida da Secretaria Regional da Saúde vai ao encontro de vários objetivos definidos no Programa do Governo dos Açores, como o de promover o acesso dos profissionais de saúde ao processo clínico de qualquer cidadão, em qualquer Unidade de Saúde do SRS e o de continuar a implementar programas de gestão integrada da doença, dirigidos às principais causas de mortalidade e morbilidade da Região, nomeadamente doenças oncológicas, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: