terça-feira, 19 de julho de 2016

Temporada Artística 2016 dedica fim de semana à arte das marionetas

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove, a 22, 23 e 24 de julho, a realização de cinco espetáculos no âmbito do fim de semana temático dedicado à arte das marionetas, integrado na Temporada Artística 2016.

Na sexta-feira, 22 de julho, pelas 21h30, na sede do Alpendre – Grupo de Teatro, em Angra do Heroísmo, e no dia seguinte, pelas 21h00, no Jardim Municipal da Calheta, em S. Jorge, terá lugar a apresentação da peça "Retábulo de Dom Cristobal", pela companhia Era Uma Vez, Teatro de Marionetas.

A partir da obra de Federico Garcia Lorca, este é um espetáculo de arte popular genuína, com o propósito de romper com as convenções.

A companhia Era uma Vez, Teatro de Marionetas foi fundada em 1991 por José Carlos Alegria e conta com a colaboração de inúmeros artistas de diversas áreas como o teatro, a música, a pintura ou a poesia, que ajudam a dar vida aos seus espetáculos.

Também no sábado, 23 de julho, pelas 11h00, na zona dos cozidos das Furnas, em S. Miguel, e mais tarde, pelas 17h30, no Jardim Municipal da Povoação, decorrerá a apresentação de "Dom Roberto e D. Inês de Castro", pela companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, que repetirá a atuação no dia seguinte, pelas 11h00 e pelas 17h30, no Jardim Municipal de Vila do Porto, em Santa Maria.

Com estes espetáculos são retomadas algumas das mais antigas tradições das artes cénicas populares em Portugal.

A companhia S.A. Marionetas é uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas, que produzem originais em português com o objetivo de promover e divulgar esta arte.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: