sexta-feira, 29 de julho de 2016

Trilhos pedestres dos Açores são procurados por mais de 60 por cento dos visitantes

A rede de trilhos pedestres dos Açores, um dos produtos com mais procura pelos visitantes que buscam turismo de natureza, foi hoje reforçada com a abertura do trilho 'Entre Montes', inserido no Parque Natural do Faial.

“Cerca de 60 a 70 por cento dos visitantes, de acordo com um estudo realizado, procuram os nossos trilhos”, frisou o Diretor Regional do Turismo.

João Bettencourt salientou que a Região disponibiliza atualmente “cerca de 80 trilhos homologados em todo o arquipélago, perfazendo um pouco mais de 800 quilómetros, do Corvo a Santa Maria”.

O novo trilho do Faial, ilha que passa a dispor de uma rede com mais de 100 quilómetros, desenrola-se ao longo de 3,3 quilómetros entre dois vulcões distintos, o Monte da Guia, de formação submarina, e o Monte Queimado, de formação terrestre, apresentando um baixo grau de dificuldade.

O Diretor Regional do Ambiente, também presente na inauguração, salientou que o novo percurso é “acessível à generalidade das pessoas”, podendo um maior número “desfrutar de um valioso património natural, quer geológico quer biológico, mas também de um enquadramento histórico-cultural extremamente relevante”.

Hernâni Jorge destacou, a propósito, o investimento feito pelo Governo dos Açores no Monte da Guia com a reconstrução da Casa dos Dabney, antiga moradia de veraneio e atual museu sobre a história desta família norte-americana que viveu no Faial, entre 1806 e 1894, e do Miradouro da Lira.

O Diretor Regional salientou ainda a instalação do Aquário de Porto Pim – Estação de Peixes Vivos, na antiga Fábrica do Tufo, para além da recuperação paisagística e natural que foi realizada.

Hernâni Jorge afirmou que esta significativa intervenção fica concluída com as obras de reabilitação da Fábrica da Baleia do Porto Pim, da fase industrial da caça à baleia nos Açores, que foram já adjudicadas por cerca de 900 mil euros.

O novo percurso pedestre contempla também as antigas fortificações que circundam a baía, o Forte da Greta, o Forte de São Sebastião e as 'Portas' de Porto Pim, topónimo flamengo que significa Porto Seguro.

Este foi um importante local de 'amarração' dos antigos cabos submarinos, tendo a cidade da Horta desempenhado um papel fundamental na história das telecomunicações entre os continentes europeu e americano.

Em termos de fauna e flora, o novo percurso permite observar algumas espécies da avifauna marinha dos Açores, como o cagarro (Calonectris diomedea borealis) e o garajau-comum (Sterna hirundo), ou a flora natural dos Açores, caraterizada pela urze (Erica azorica), a faia (Myrica faya), o Bracel-da-Rocha (Festuca petraea) e o Junco (Juncus acutus).

Anexos:


GaCS

Sem comentários: