quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Biblioteca Pública de Ponta Delgada promove oficina sobre projetos de digitalização

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove, entre 14 e 16 de setembro, a realização de uma oficina intitulada "Transferência de Suportes: Projetos de Digitalização", que será ministrada por Luís Corujo.

Esta iniciativa, que decorre das 09h30 às 17h00, dá continuidade a uma série de atividades semelhantes, que a instituição tem promovido para formação interna das suas equipas e atualização de conhecimentos dos profissionais das áreas da informação, informática e gestão na Região.

A oficina pretende identificar os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, produção e gestão de projetos de digitalização, inferir dos diferentes domínios de aplicação dos projetos de digitalização, procedimentos para manutenção e tratamento da informação e dar a conhecer as soluções e mecanismos de software e hardware utilizados no desenvolvimento de projetos de digitalização.

A compreensão das necessidades de auditoria e certificação decorrentes da especificidade tecnológica dos projetos de digitalização, o desenvolvimento de competências de utilização dos equipamentos e aplicações no âmbito de projetos de digitalização e o alerta para as necessidades específicas relacionadas com a gestão das imagens digitais, o seu acesso e preservação, são outros dos objetivos desta iniciativa.

Luís Miguel Nunes Corujo é assistente convidado no Programa de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Arquivista na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, além de formador da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) e outras entidades públicas e privadas nas temáticas da gestão documental, arquivos eletrónicos e preservação digital.

Colabora com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas na área da preservação digital e está envolvido em projetos relativos a repositórios digitais e avaliação arquivística.

A frequência desta oficina está limitada a 15 participantes, devendo as inscrições ser feitas até 7 de setembro para o endereço de correio eletrónico socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: