terça-feira, 31 de maio de 2016

Criação de 'Grandes Rotas' diversifica oferta turística e valoriza o Destino Açores, assegura Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, no Topo, em São Jorge, que a criação de 'Grandes Rotas' no arquipélago diversifica a oferta turística e valoriza o Destino Açores.

Vítor Fraga, que falava na inauguração da Grande Rota de São Jorge, frisou que “as grandes rotas, pela sua dimensão e abrangência territorial, têm um maior grau de dificuldade, atraindo turistas amantes de turismo ativo e de aventura e ambientalmente exigentes”.

Nesse sentido, salientou que são “mais-valias turísticas que valorizam o arquipélago, as ilhas onde se localizam e os locais por onde passam”.

“É fundamental termos esta perspetiva de desenvolvimento de produtos turísticos que agreguem valor para a economia de cada uma das nossas freguesias e de cada local, que contribuem para a nossa oferta integrada”, afirmou o titular da pasta do Turismo.

“O seu caráter diferenciador e o especial enquadramento com a matriz ambiental que nos carateriza faz com que sejam espaços apetecíveis para a realização de grandes eventos internacionais de 'trail run', como o Azores Triangle Adventure, o Trail Run ou o Ultra Trail do Faial ou o Columbus Trail, em Santa Maria”, acrescentou.

Para Vítor Fraga, todos estes eventos são “suscetíveis de aumentar a notoriedade internacional do arquipélago, como uma referência do turismo ativo e de natureza”.

A Grande Rota de São Jorge é, segundo o Secretário Regional, “mais um contributo para o enriquecimento e diversificação da oferta de animação turística da ilha de São Jorge, uma ilha onde já se realizam eventos importantes para o turismo regional, como até há pouco tempo, a Bienal de Turismo Rural, que passou a ser anual e que se irá realizar novamente este ano, em outubro, dando seguimento àquilo que foi anteriormente anunciado no âmbito da Azores Nature, a travessia de Stand Up Paddle, que faz a ligação entre São Jorge e o Pico e o Encontro Internacional de Canyoning”.

Vítor Fraga salientou que estes eventos “têm contribuído e contribuem imensamente para o desenvolvimento turístico de São Jorge, em concreto, e do arquipélago, em termos gerais, tanto na captação direta de fluxos turísticos associados aos mesmos, como ao nível da promoção junto de segmentos de mercado com apetência por um destino com as caraterísticas” dos Açores.

“A notoriedade do Destino Açores sai reforçada e é extremamente beneficiada com a exposição mediática que acompanha a realização destes eventos e tudo isto contribui para a construção de um destino turístico que se quer cada vez mais sustentável, gere riqueza, preserve e crie postos de trabalho, que desempenhe o seu papel maior numa região como a nossa, ou seja, que desempenhe um papel que transforme o turismo bom para quem cá vive”, afirmou Vítor Fraga.

A Grande Rota de São Jorge, que se desenrola ao longo de mais de 40 quilómetros, percorre a ilha desde a Vila do Topo até à Fajã dos Cubres, indo à descoberta das especificidades locais das fajãs, da flora endémica, da arquitetura, da cultura, do património e das paisagens de São Jorge, de onde se destaca, naturalmente, a predominância das fajãs, recentemente classificadas como Reserva da Biosfera e que colocam São Jorge, de uma forma muito particular, vocacionada para o turismo de natureza, com destaque natural para os percursos pedestres, o geoturismo e o canyoning, elencados no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores como produtos de atração primária para a ilha de São Jorge.

Anexos:


GaCS

Vasco Cordeiro destaca percurso de recuperação e sustentabilidade da conserveira Santa Catarina

O Presidente do Governo destacou hoje o trajeto de recuperação e de sustentabilidade da conserveira Santa Catarina, que permitiu que esta empresa desempenhe atualmente um importante papel ao nível da criação de emprego, mas também de promoção externa do concelho da Calheta, da ilha de São Jorge e dos Açores.

A intervenção do Governo dos Açores e a estratégia desenvolvida nesta indústria conserveira provam que, “em conjunto com os seus colaboradores, foi possível colocar esta fábrica novamente de pé, sendo mesmo um fator de promoção do concelho da Calheta, da ilha de São Jorge e dos Açores”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

Após ter visitado a fábrica de conservas de atum, no âmbito da visita estatutária a São Jorge, Vasco Cordeiro salientou que os tempos mais recentes ficaram marcados pela certificação que capacita a Santa Catarina ao nível da qualidade e segurança alimentar para estar no mercado internacional, pelas sucessivas conquistas de prémios internacionais, mas também por uma estratégia comercial que passa pela recente concretização de acordos com grandes superfícies comerciais.

Segundo disse, a intervenção do Governo dos Açores nesta indústria, que emprega atualmente cerca de 140 pessoas, maioritariamente mulheres, representa também uma aposta na coesão regional, através de condições para a existência de pólos de desenvolvimento na Calheta, à semelhança do que se verifica no resto da Região.

“Do ponto de vista operacional, a Santa Catarina tem a sua sustentabilidade assegurada, mas há algo que é também importante e que são as pessoas que dependem desta fábrica e que tiveram no Governo dos Açores a entidade que assegurou que esta indústria se mantivesse”, frisou.

Durante este segundo dia da visita estatutária a São Jorge, Vasco Cordeiro visitou, ainda, a obra de construção da Escola Básica e Secundária da Calheta, um investimento superior a 15 milhões de euros, que terá capacidade para cerca de 500 alunos.

Na ocasião, o Presidente do Governo salientou que se trata de um investimento que vem juntar-se a outros em São Jorge, como as intervenções na Escola e no Porto das Velas, nos centros de saúde da Calheta e das Velas, entre outros, e que também constituem fatores de coesão regional.

Anexos:
2016.05.31-PGR-SantaCatarina.mp3

GaCS

Sismo na Graciosa de 2.8 às 17h37 com epicentro a sudoeste da ilha

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou hoje um evento às 17h37 com epicentro a sudoeste da ilha Graciosa. 

Entretanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou também em comunicado que no dia 31-05-2016, pelas 17:37 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.2 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 6 km a Oeste-Sudoeste da Freguesia da Luz, ilha Graciosa. 

Até à elaboração do comunicado o IPMA não recebeu nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido. 

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. 

Fonte: RTP.pt

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de junho

QUARTA-FEIRA, DIA 1:

Último dia da Visita Estatutária do Governo Regional à ilha de São Jorge, cumprindo-se o seguinte programa:

10H00 - A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresenta o Comunicado do Conselho do Governo, na Direção Regional dos Recursos Florestais, nas Velas.

11H45 - Partida da comitiva governamental da ilha de São Jorge.

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO NÃO INTEGRADAS NO PROGRAMA DA VISITA ESTATUTÁRIA:

14H30 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe, em audiência, o Presidente do Fundo Discovery, Pedro Seabra.

15H30 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe, em audiência, o Ministro do Mar da República Popular da China, Wang Hong.

Local: Palácio de Santana, em Ponta Delgada.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO NÃO INTEGRADAS NO PROGRAMA DA VISITA ESTATUTÁRIA:

10H00 - O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, está presente, em representação do Presidente do Governo, no 4.º Bodo de Leite.

Local: Paços do Concelho de Ponta Delgada.

15H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, preside à cerimónia de assinatura de um Contrato de Cooperação Valor Cliente com a Associação Cristã da Mocidade para o novo ATL desta instituição.

Local: canada dos Folhadais, em Angra do Heroísmo.

QUINTA-FEIRA, DIA 2:

09H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, preside à abertura do seminário Infância e Juventude: Práticas de Intervenção Social.

Local: Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, rua Professor Augusto Monjardino.

10H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, preside à cerimónia de inauguração da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Divino Espírito Santo.

Local: avenida D. Manuel I, em Ponta Delgada.

14H30 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, visita o Núcleo de Saúde Familiar da Freguesia da Agualva.

Local: Casa do Povo da Agualva, rua da Igreja, Concelho da Praia da Vitória.

16H00 - O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, está presente na sessão pública do 10.º Comité de Acompanhamento do PRORURAL que encerra o Programa de Desenvolvimento Rural 2007-2013.

Local: Royal Garden Hotel, em Ponta Delgada.



GaCS

Avelino Meneses regista “indícios positivos” no final do primeiro ano de implementação do ProSucesso

O Secretário Regional da Educação e Cultura revelou hoje, em S. Jorge, que o programa integrado de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação, assente numa estratégia de execução temporal de 10 anos, já apresenta, no final do primeiro ano de implementação “indícios muito positivos, que entusiasmam de sobremaneira”.

Avelino Meneses, que falava no final de uma visita à EBS de Velas, frisou, no entanto que “não é possível” nesta fase de implementação “tirar conclusões seguras ou fazer uma avaliação definitiva”.

Nesta visita à EBS de Velas, Avelino Meneses acompanhou duas ações integradas nos projetos do ProSucesso, tendo recebido do Conselho Executivo da escola, onde se desenvolvem projetos ao nível do 1.º Ciclo com incidência nas disciplinas de Português e de Matemática, a informação de que os alunos abrangidos por estas iniciativas “são os principais frequentadores da biblioteca” escolar.

O Secretário Regional manifestou, por isso, satisfação por já ser possível observar alterações no comportamento dos alunos abrangidos, salientando também o seu entusiasmado com as novas metodologias, como constatou nas atividades que hoje acompanhou.

Para o Secretário Regional, “Isto quer dizer alguma coisa” sobre a importância e a mais-valia do ProSucesso, projeto que está a ser implementado em todas as unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional, no “respeito pela autonomia de cada uma das instituições e à luz dos princípios gerais do programa”, que tem em “consideração a realidade de cada uma das escolas, nomeadamente dos seus recursos humanos”.

O Governo dos Açores, na sequência da aprovação, em meados de setembro de 2015, do programa ProSucesso, criou uma rede de 50 professores qualificados na deteção, caraterização e resolução de dificuldades de aprendizagem no 1.º Ciclo, designados como ‘Prof DA’, com o objetivo de se proceder ao diagnóstico precoce das dificuldades dos alunos e de se definir uma rápida intervenção com vista à sua superação.

Anexos:
2016.05.31-SREC-VisitaEBSVelas.mp3

GaCS

Museu do Pico acolhe apresentação do livro "Corações Irritáveis", de João Paulo Guerra

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, acolhe sábado, 4 de junho, pelas 21h00, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação do livro "Corações Irritáveis", de João Paulo Guerra.

O jornalista João Paulo Guerra apresenta um romance sobre as sequelas da Guerra Colonial, evocando através do título - "Corações Irritáveis" - o nome pelo qual foi identificada pela primeira vez a Perturbação Pós-Stresse Traumático de Guerra, no séc. XIX, nos Estados Unidos.

Em Portugal, a Perturbação Pós-Stresse Traumático de Guerra foi reconhecida como doença em 1995, duas décadas após o fim da guerra colonial, tendo nesse ano sido também lançada a base para a criação de uma rede de apoio a esses doentes, que se estima que possam ser dezenas de milhares.

“Este livro é uma ficção que fala da guerra porque a guerra tem tantas sequelas que até a democracia em Portugal é um resultado da guerra. Foi da guerra que apareceram os homens que fizeram a democracia. Mas há também muitos ‘corações irritáveis’ e feridas que nunca cicatrizaram”, salienta o autor, que já publicou, enquanto jornalista, vários trabalhos de investigação sobre a Guerra Colonial (1961-1974).

O livro que será apresentado sábado, numa ação de colaboração da Liga dos Combatentes e da Livraria D. Dinis, relata a inquietação e perturbação dos soldados e a forma como a guerra afetou a vida de cada um em tempo de paz, mantendo as “feridas invisíveis e as cicatrizes que não se veem à vista desarmada”.


A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Parceria entre entidades públicas e privadas é uma “grande força motriz do desenvolvimento da Região”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que a parceria entre entidades públicas e privadas constitui uma “grande força motriz do desenvolvimento da Região”, destacando o exemplo da “adesão pronta e empenhada” das empresas açorianas às diversas medidas implementadas, como a Marca Açores.

“O que é gratificante neste processo é ver que, da parte dos empresários e dos produtores, há uma adesão pronta e empenhada, com muito trabalho e exigência, no aproveitar do mérito destas medidas”, salientou Vasco Cordeiro, na cerimónia de entrega do diploma Marca Açores ao milésimo produto certificado, o Queijo São Jorge DOP de 12 meses de cura.

A adesão das empresas ao processo de certificação dos seus produtos com este selo, mas também a outras medidas, como as várias componentes do sistema de incentivos, é também um “sinal de esperança e de confiança”, adiantou Vasco Cordeiro, ao salientar o percurso feito nos últimos cerca de quatro anos, desde o momento em que o Governo lançou a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

No segundo dia da visita estatutária a São Jorge, o Presidente do Governo sublinhou, por outro lado, que o trajeto positivo que a Uniqueijo percorreu nestes “tempos desafiantes e exigentes” constitui, também, um bom exemplo daquilo que podem ser as perspetivas de futuro para o setor cooperativo.

“Podem contar sempre com o Governo dos Açores para, não se substituindo às responsabilidades que são de cada um, ajudar a concretizar este objetivo de trazermos, através do setor cooperativo, mais desenvolvimento e mais progresso para São Jorge”, assegurou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou, ainda, que a adesão à Marca Açores constitui um novo patamar que exige trabalho, esforço e cuidados da parte de todas as entidades aderentes para permitir que ela se mantenha como um referencial de qualidade e de competitividade para as empresas açorianas.

“Da parte do Governo dos Açores, há um trabalho que vai continuar e que visa evidenciar dentro e fora da Região o que significa a Marca Açores”, frisou Vasco Cordeiro, ao anunciar que o Governo criou a Açores Export 2016, uma medida especificamente dirigida ao reforço da visibilidade e à promoção das exportações, que contempla ações como a participação de empresas em eventos promocionais na Região, no país, na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.

“Temos previsto lançar ainda este ano uma vasta campanha promocional que associa o valor da Marca Açores, permitindo que, também a nível nacional, se reforce o valor que essa marca tem para cada um dos produtos e serviço que a ela adere”, sublinhou.

De acordo com Vasco Cordeiro, uma destas iniciativas, resultante do acordo formalizado com o Governo da Madeira, passa por reforçar a presença dos Açores neste mercado, permitindo, aos empresários madeirenses um maior conhecimento das mais-valias dos produtos açorianos, mas também promovendo os produtos diretamente junto do consumidor.

Anexos:
2016.05.31-PGR-MarcaAçores.mp3

GaCS

“É fundamental que toda a sociedade intervenha no combate ao tabagismo”, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, nas Velas, que o combate ao tabagismo deve ser “uma responsabilidade de toda a sociedade”, por forma a diminuir a incidência dos cancros nos Açores relacionados com o consumo de tabaco.

Luís Cabral, que se associou a uma marcha que assinalou o Dia Mundial sem Tabaco, frisou que esta é uma área que não depende apenas do Serviço Regional de Saúde, mas da intervenção de todos.

Nesse sentido, o titular da pasta da Saúde não quis deixar de se associar a esta causa, participando de forma ativa na marcha, tendo destacado as consultas de cessação tabágica que as unidades de saúde estão a realizar, assim como a nova campanha antitabaco organizada pelo Centro de Oncologia dos Açores que teve início hoje.

“Esta é uma causa importante, pelo que a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge está a mobilizar-se no sentido de organizar esta ação preventiva para reduzir aquele que é um dos piores indicadores do Serviço Regional de Saúde, isto é, os cancros relacionados com o tabagismo”, frisou Luís Cabral.

A marcha comemorativa do Dia Mundial sem Tabaco contou com a participação de várias crianças, assim como algumas instituições da ilha de São Jorge com o objetivo de demonstrar à sociedade a importância desta causa.

Anexos:


GaCS

Opções estratégicas do Governo dos Açores levam ao aumento da taxa de penetração de energias renováveis

Os Açores têm atualmente uma taxa de penetração de energias renováveis de 39,8%, revelou hoje o Secretário Regional do Turismo e Transportes, acrescentando que, na ilha de S. Jorge, esta taxa passou de 5% em 2012 para os atuais 21%.

“Isto é fruto do investimento contínuo que tem vindo a ser feito e das opções estratégicas que o Governo tomou ao longo dos danos, na perspetiva de termos uma redução do custo energético na Região, aumentando a taxa de penetração de energias limpas e, com isso, reduzindo as emissões de CO2”, frisou Vítor Fraga.

O titular da pasta da Energia salientou que “este não é um trabalho encerrado, é um trabalho contínuo", acrescentando que, "ainda este ano, teremos um investimento de mais cerca de 17,2 milhões de euros ao nível das energias renováveis, que contempla não só a energia geotérmica, mas também a hídrica e a fotovoltaica”.

Vítor Fraga falava nas Velas, em S.Jorge, à margem da visita a empresa privada que tem instalados 245 painéis fotovoltaicos, abrangendo uma área de 350 m2, com uma potência instalada de injeção de 62 kW.

“Este é um bom exemplo de uma unidade de produção de autoconsumo que, para além de satisfazer cerca de 50% das necessidades com base nas energias renováveis, ainda injeta na rede pública o remanescente, tendo aqui, naturalmente, uma fonte de rendimento adicional”, afirmou.

Para Vítor Fraga, trata-se de um exemplo que "está em linha com a política que tem vindo a ser desenvolvida pelo Governo dos Açores para introdução de energias renováveis, nomeadamente para o incremento da taxa de penetração dessas mesmas energias, no contexto da produção elétrica a nível regional”.


GaCS

Dinâmica empresarial conduziu ao número de desempregados mais baixo dos últimos quatro anos em S. Jorge, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores destacou hoje, nas Velas, a “dinâmica bastante assinalável” do setor empresarial da ilha de S. Jorge.

“Só no novo Quadro Comunitário de Apoio foram já aprovados 25 novos projetos de investimento privado, num montante superior a 6,6 milhões de euros”, salientou Sérgio Ávila, que falava no final de uma visita à empresa Lubriseca, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha de S. Jorge.

Para o Vice-Presidente do Governo, que também visita hoje a empresa Lacazores, “esta dinâmica do setor empresarial tem contribuído significativamente para o aumento do emprego e para a redução do desemprego na ilha de S. Jorge”.

“Nos últimos dois anos, verificou-se uma redução de 30 por cento no número de Jorgenses desempregados e uma criação de emprego na mesma proporção”, afirmou Sérgio Ávila, revelando que a “grande dinâmica de criação de emprego em S. Jorge” conduziu ao número de desempregados “mais baixo dos últimos quatro anos” nesta ilha.

Anexos:
2016.05.31-VPGR-CriaçãoEmpregoS.Jorge.mp3

GaCS

Museu Carlos Machado promove 'Domingo em Família' dedicado aos jogos tradicionais

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado e do seu Serviço Educativo, promove domingo, 5 de junho, no Núcleo de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, a realização de mais uma atividade inserida no projeto 'Domingo em Família no Museu', tendo como tema “A celebrar os jogos tradicionais”.

Atividades lúdicas, recreativas e culturais, os jogos tradicionais são praticados por crianças, jovens e adultos, sendo reflexo da vivência de um povo.

Esta prática social foi transmitida ao longo de gerações através da oralidade, da observação e do mimetismo, traduzindo o intuito de a família se reunir e se divertir em conjunto.

A participação nesta atividade, que é gratuita e decorrerá entre as 14h30 e as 17h00, está sujeita a marcação prévia, que deve ser feita através do telefone 296 202 930.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Investimento de perto de 60 ME na habitação é forma de exercer a Autonomia, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que, nesta legislatura, já foram investidos perto de 60 milhões de euros na área da habitação, num apoio às famílias açorianas que constitui, também, uma forma de exercer a Autonomia Regional.

“Falando apenas desde que este Governo tomou posse, o volume de investimento no âmbito da habitação chega perto dos 60 milhões de euros, permitindo que mais de 4.500 famílias açorianas tenham sido apoiadas ao longo deste período”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na visita estatutária a São Jorge, que hoje se iniciou, o Governo dos Açores vai aprovar a autorização de um total de 64 apoios à recuperação de habitação degradada para esta ilha, num investimento de cerca de 800 mil euros.

Este novo pacote de apoios permitirá melhorar as condições habitacionais de cerca de 150 pessoas, incluindo 26 crianças e igual número de idosos.

Na cerimónia de atribuição de 34 destes apoios, o Presidente do Governo salientou que, também nesta ilha, tem sido, assim, possível apoiar algumas centenas de famílias na melhoria e na concretização do direito que têm a uma habitação condigna.

“No fundo, o que fizemos hoje aqui é aquilo que é, também, a razão de ser e de exercer a nossa Autonomia. Mais do que a questão do artigo na Constituição, é a capacidade de nós, Açorianos, velarmos e zelarmos pelos Açorianos”, frisou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, salientou que estes montantes atribuídos na área da habitação “não são o apoio do Governo dos Açores”, mas sim de todos os Açorianos, razão pela qual deve existir uma corresponsabilização na forma como são aproveitados pelos beneficiários.

De acordo com Vasco Cordeiro, medidas de apoio social como estas dão, no fundo, concretização prática ao desígnio de “não deixar ninguém para trás e de, até ao limite dos nossos recursos, podermos ajudar aqueles que, na nossa sociedade, estarão, porventura, numa situação de maior fragilidade”.

“Faço votos que estes apoios possam, efetivamente, constituir uma melhoria no arranjo, no conforto e na comodidade das habitações, cumprindo o objetivo de sermos uma Região, cada vez mais, coesa e solidária”, afirmou o Presidente do Governo.

Anexos:
2016.05.30-PGR-ApoiosHabitação.mp3

GaCS

Museu do Pico colabora com o Azores Fringe Festival 2016

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, colabora com o Azores Fringe Festival 2016, colocando à disposição deste festival de artes os seus espaços, onde será apresentada, gratuitamente, uma variada programação em diversas áreas performativas.

Assim, o espaço exterior do Museu do Vinho, na Madalena, recebe, de 1 a 30 de junho, a exposição ao ar livre intitulada 'Sorrisos de Pedra', da autoria de Helena Amaral, que pode ser visitada durante o horário de funcionamento do Museu.

O Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, acolhe, a 7 de junho, pelas 21h30, a apresentação do espetáculo de dança 'Falando Dançando', com a coreógrafa e bailarina Sofia Sousa e as turmas de dança contemporânea de São Roque, Madalena e Lajes do Pico.

Haverá ainda a apresentação especial do bailado 'Saudade', com Sofia Sousa e o músico Wilson Medina.

A 14 de junho, no Auditório do Museu dos Baleeiros, a companhia de teatro 'Ajidanha', de Idanha-a-Nova, apresenta a peça 'OPUS', com encenação José Carlos Garcia e interpretação de Bruno Esteves e Rui Pinheiro, num espetáculo destinado a maiores de 12 anos.

O Auditório do Museu dos Baleeiros receberá ainda, a 21 de junho, pelas 21h30, uma sessão de curtas-metragens intitulada 'Shorts@Fringe', por um grupo de jovens cineastas de vários países.

A 28 Junho, pelas 21h30, também no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, haverá teatro e música, com a 'Sarrazina – Companhia de Teatro Itinerante', que apresenta peças originais com marionetas e com música original pelos Arpa Gótica.

A atuação musical acontece antes e depois da apresentação da peça de teatro.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt



GaCS

Vítor Fraga anuncia reforço de lugares disponíveis no transporte aéreo de e para São Jorge no verão IATA

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje que, no âmbito da revisão das Obrigações de Serviço Público do Transporte Aéreo interilhas, haverá um reforço de 94 voos para São Jorge no verão IATA deste ano.

Na prática, este reforço representa “mais 7.735 lugares disponíveis” nas ligações de e para a ilha de São Jorge, frisou Vítor Fraga, que falava na apresentação da prova 'ATR – Azores Triangle Adventure', que decorreu na Fajã dos Cubres.

“Naturalmente, isto não é tudo, mas é uma componente importante ao nível da acessibilidade, que é complementada com a oferta do transporte marítimo no 'Triângulo', que tem sido uma aposta de sucesso, com crescimentos de cerca de 60 mil passageiros, de 2012 para 2015, o que reflete também aquele que foi um investimento, quer em infraestruturas, quer em meios, efetuado pelo Governo dos Açores e que está a produzir os seus efeitos, no sentido de contribuir de uma forma determinante para o incremento e a dinamização da economia local da ilha de São Jorge, por via do setor do turismo”, salientou o titular da pasta dos Transportes.

Vítor Fraga lembrou que “2015 foi o melhor ano de sempre do setor do turismo, ultrapassando 1,5 milhões de dormidas, o que representa um crescimento de 44% em três anos”, a nível regional.

Para o Secretário Regional, este é o “resultado da aposta no turismo de natureza, não só na componente contemplativa, mas na componente ativa, direcionada para os nossos principais mercados emissores, indo diretamente aos segmentos de mercado que têm apetência por um destino com as nossas caraterísticas, e também por uma aposta determinada ao nível do digital, assim como pela implementação do novo modelo de acessibilidades”.

No caso concreto de São Jorge, “de 2012 a 2015, o número de dormidas cresceu 99,5%, ou seja, em três anos duplicámos o número de dormidas em São Jorge, tendo um acréscimo de 18.219 dormidas”, frisou Vítor Fraga, acrescentando que tal se deveu ao “trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas”, que não se deve, no entanto, “dar como terminado, nem como sendo um ponto de chegada, mas sim como ponto de partida, que nos obrigue a ser cada vez mais exigentes, na perspetiva de prestarmos continuamente um serviço de maior qualidade a todos quantos nos visitam”.

Para Vítor Fraga, a prova desse nível de exigência está no facto de, em 2016, já existirem “alguns indicadores que dizem que estamos no bom caminho”.

“Ao nível dos proveitos e na hotelaria tradicional, no primeiro trimestre em São Jorge, há um crescimento de 6,1% e o número de passageiros desembarcados no quadrimestre cresceu 16,6%, ou seja, temos mais 1.098 passageiros desembarcados no aeroporto de São Jorge, o que também demonstra que as alterações introduzidas, quer com o novo modelo de acessibilidades à Região, quer com as alterações introduzidas nas Obrigações de Serviço Público do Transporte Aéreo interilhas, estão a produzir os seus efeitos e estão a fazer com que, aumentando a acessibilidade e a mobilidade, mais pessoas visitem a ilha de São Jorge”.

O Secretário Regional frisou ainda que o 'ATR – Aores Triangle Adventure' é "uma prova que, provavelmente, terá caraterísticas únicas no mundo”.

“São três dias, três ilhas, três 'trails', com um desnível positivo equivalente à subida do Everest, com a particularidade de que parte, em muitos casos, praticamente à quota zero, o que não é muito frequente neste tipo de eventos”, afirmou.

“No fundo, estaremos perante 103 quilómetros com caraterísticas únicas, sendo que esta prova se enquadra claramente naquilo que foi a estratégia que a Região adotou para o setor do turismo e para a captação e promoção de eventos”, salientou o Secretário Regional.

Anexos:



GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 31 de maio e 1 de junho

TERÇA-FEIRA, DIA 31:

Segundo dia da Visita Estatutária do Governo Regional à ilha de São Jorge, cumprindo-se o seguinte programa:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

09H00 - Cerimónia de entrega do diploma “Marca Açores” ao Produto 1.000 – Queijo da Lactaçores, na sede da Lactaçores, na Beira, Concelho das Velas.  

10H30 - Cerimónia de lançamento do “Meu Selo” alusivo ao Dia do Pescador, seguida de reunião com a Direção da Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge e com pescadores da ilha, no Clube Naval das Velas.

12H30 - Almoço convívio com os pescadores de São Jorge, no restaurante Velense (rua Dr. José Pereira).

15H00 - Visita às obras da Escola Básica e Secundária da Calheta.

15H45 - Visita à fábrica Santa Catarina – Indústria Conserveira, na Calheta (rua do Roque).     

21H30 - Reunião do Conselho do Governo, na Escola Básica e Secundária das Velas.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

10H00 - Reunião do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente com a Direção da Uniqueijo, seguindo-se visita à fábrica, nas Velas.

- Visita do Secretário Regional do Turismo e Transportes à empresa Gelcajor, nos Rosais, Concelho das Velas (caminho de Baixo).

10H15 - O Secretário Regional da Educação e Cultura está presente numa atividade de promoção da leitura na Escola Básica e Secundária das Velas.

11H00 - Visita do Vice-Presidente do Governo à empresa Lubriseca, no Parque Industrial das Levadas, Concelho das Velas.

12H00 - Visita do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia ao Núcleo de Pescas das Velas.

14H45 - Reunião da Secretária Regional da Solidariedade Social com a Direção da Casa da Providência de São José, na Calheta (rua Manuel Machado Pacheco).            

- Reunião do Secretário Regional da Saúde com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Calheta (rua Manuel Machado Pacheco).

- Visita do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia à zona de apoio às pescas do Porto da Calheta.  

- Entrega, presidida pelo Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, dos kits de manutenção atribuídos no âmbito do concurso “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa 2016”, na Ribeira Seca, Concelho de Calheta.

15H30 - Reunião da Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares com os agrupamentos da Associação dos Escoteiros de Portugal da ilha de São Jorge, na Pousada de Juventude de São Jorge.

16H00 - Cerimónia, presidida pela Secretária Regional da Solidariedade Social, de autorização de apoios à habitação no Concelho da Calheta, na Pousada de Juventude de São Jorge.

- Visita do Secretário Regional da Educação e Cultura à Escola Básica Integrada do Topo e reunião com o Conselho Executivo, Concelho da Calheta (rua de Santo António).  

- Inauguração, presidida pelo Secretário Regional do Turismo e Transportes, da Grande Rota de São Jorge, no Topo.

17H00 - Visita do Vice-Presidente do Governo à empresa Lacazores, São Pedro, nas Velas.

- Reunião da Secretária Regional da Solidariedade Social com a Direção da Santa Casa da Misericórdia da Calheta, seguindo-se a assinatura de um contrato de cooperação Valor Cliente para o Centro de Dia, na Fajã Grande.

18H00 - O Governo Regional recebe a população da ilha de São Jorge, na Escola Básica e Secundária das Velas.

19H30 - Inauguração, presidida pelo Vice-Presidente do Governo, do Quiosque “Pop Craft”, nas Velas (largo da Igreja Matriz).

OUTROS AGENDAMENTOS:

14H00 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, está presente na cerimónia de entrega de prémios das 9.ªs Olimpíadas da Língua Portuguesa.

Local: Escola Secundária da Ribeira Grande, na rua dos Condes da Ribeira Grande.

QUARTA-FEIRA, DIA 1:

Último dia da Visita Estatutária do Governo Regional à ilha de São Jorge, cumprindo-se o seguinte programa:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

10H00 - A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresenta o Comunicado do Conselho do Governo, na Direção Regional dos Recursos Florestais, nas Velas.

11H45 - Partida da comitiva governamental da ilha de São Jorge.

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO NÃO INTEGRADAS NO PROGRAMA DA VISITA ESTATUTÁRIA:

10H00 - O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, está presente, em representação do Presidente do Governo, no 4.º Bodo de Leite.

Local: Parque Urbano de Ponta Delgada.



GaCS