
Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia, proferida hoje, na cerimónia de apresentação pública do projecto “Solar da Glória - Unidade de Tratamento e Reabilitação Juvenil":
”Acabámos de assistir à apresentação do projecto para este antigo Solar, que vai ser transformado, numa Unidade de Tratamento e Reabilitação Juvenil.
Este é uma medida que o Governo Regional dirige especialmente aos jovens toxicodependentes e às suas famílias dando a importância devida à juventude e à reabilitação e formação dos jovens que, no percurso da sua vida, fizeram uma escolha errada, causando sofrimento a eles próprios e também às suas famílias.
Aqui nos Açores, poderemos assim contar com uma unidade de desintoxicação especialmente dirigida a jovens, com capacidade para 10 camas, e a uma unidade terapêutica de internamento prolongado, com capacidade para 20 camas, para recuperar os nossos jovens, reinseri-los na sociedade e na família.
É que o Governo Regional acredita nos jovens açorianos, mesmo naqueles que tiveram o azar de cair na toxicodependência.
Por isso, “Intervir na juventude” e “não cruzar os braços”, mais do que simples chavões proclamados pela oposição em comícios de última hora, são deveres que nos honram e valores que nos orgulham.
Actualmente a Região tem um protocolo com o Instituto da Droga e da Toxicodependência que contempla o internamento em comunidades terapêuticas do continente, tanto para jovens como para adultos. Só no ano passado referenciámos cerca de 80 pessoas, 14 das quais jovens.
Com esta unidade, os jovens açorianos deixam de se deslocar ao continente e passam a ter uma resposta profissionalizada perto de casa e junto da sua família.
Este é sem dúvida um desígnio de grande humanidade que nos fortalece.
É nosso dever, encarar a toxicodependência, como um problema de todos, de saúde e dar as condições adequadas ao seu tratamento. Queremos, desta forma, prioritariamente ajudar os jovens com programas apropriados e, ao mesmo tempo, apoiar as famílias que muitas vezes já não sabem o que fazer.
Mas, na área da prevenção e combate às dependências existem muitas outras acções e programas que o governo do Açores tem vindo a implementar com sucesso.
Destaco o programa Nova Meta, com a unidade móvel de distribuição de metadona, favorecendo à população mais desestruturada o acesso gratuito a opiáceos de substituição.
Esta é uma medida que tem tido muito bons resultados:
- Em primeiro lugar permite conhecer as pessoas que não aderem a nenhum programa de recuperação e que persistem em consumos patológicos. Encontramos por este meio muitas pessoas doentes e que são reencaminhadas para o serviço de saúde. Encontramos pessoas que a pouco e pouco aceitam programas de recuperação mais exigentes e que a pouco e pouco voltam a nascer como pessoas.
- Em segundo lugar levou à diminuição da procura de subutex e de subuxone. Entre o 4º trimestre de 2009 e o 1º trimestre de 2010, registaram-se diminuições de 61% na Ribeira Grande, 17% em Ponta Delgada e 16% na Lagoa, exactamente nos concelhos com maior presença da unidade móvel;
- Em terceiro lugar, faz diminuir a incidência do pequeno crime associado à toxicodependência. A constatação é dos próprios autarcas. E este efeito assume particular importância, pois liberta as forças da segurança para o combate efectivo ao tráfico da droga.
Não me compete aqui avaliar se as forças policiais estão de facto a usar ao máximo os seus recursos para o combate ao tráfico, o facto é que ao longo deste ano têm sido frequentes as notícias sobre a captura de traficantes e a apreensão de drogas nos Açores.
Ainda neste âmbito só temos a registar o nosso desalento ao vermos que a recém-criada polícia municipal de Ponta Delgada não ter também como objectivo explícito o combate ao tráfico de droga. Fazemos votos para que o venha a ter na sua acção, pois trata-se do concelho dos Açores onde existem mais toxicodependentes e, por conseguinte, com maior tráfico de estupefacientes.
Mas falemos de prevenção. Já que esta é também uma das bases da nossa política. Da prevenção que o Governo Regional está a implementar através do programa Tu decides e do programa Xpressa-te.
Para se ter uma ideia, em 2009, o programa Tu Decides abrangeu 6000 alunos, em 37 escolas de todas as ilhas. Fomos capazes de chegar a todos os alunos do 7º e do 9º ano de escolaridade, numa acção sem precedentes em matéria de prevenção.
Com o programa Xpressa-te chegámos a quase 1000 jovens, nos espaços de diversão nocturna e nas imediações das escolas, precisamente nos locais onde se iniciam os consumos e veiculámos através de equipas multidisciplinares um alerta em relação à droga e outras substâncias psico-activas.
Em matéria de abuso de álcool, também se desenvolveram campanhas, em todas as festas de Verão, contra o uso exagerado do álcool, apelando a um divertimento saudável e sem excessos: -- Designadamente, nas Sanjoaninas, nas Festas do Senhor Santo Cristo, na Maré de Agosto, na Semana do Mar, Nas Festas da Praia e muitas outras nas várias ilhas.
E por outro último, o Plano Regional de Prevenção e Combate às Dependências 2010/2012, assente em Estratégias Locais de Intervenção, permitirá dar uma resposta adequada às diferentes localidades sempre em parceria com as instituições locais, tais como as comissões de protecção de crianças e jovens.
Tem sido um trabalho silencioso e com resultados, nem sempre imediatos, mas é um projecto que o governo regional está a desenvolver com grande determinação, convicto de que este é o caminho certo e adequado às situações da forma que hoje se colocam.
Temos que ter consciência de que este é um problema global, sem fronteiras e tem de ser atacado nas suas várias frentes.
Os últimos números mostram que nos Açores o crescimento do consumo de estupefacientes foi menor do que no conjunto do país. Mas é um fenómeno que tem visibilidade na sociedade açoriana e que começa cada vez mais cedo.
Por isso todas as medidas contam no combate às dependências em especial entre os jovens.
A disponibilização desta nova unidade de tratamento e reabilitação juvenil será para os Açores, sem dúvida, uma obra de grande alcance."
GaCS/RC
phatpooch (http://phatpooch.livejournal.com/) deixou um novo comentário na sua mensagem "Intervenção do Secretário Regional da Saúde":
ResponderEliminarTOXICODEPENDÊNCIA BLOGS DE TRATAMENTO DE RECUPERAÇÃO
http://translate.google.com/translate?js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.2010homelesschampions.ca%2F&act=url
CIDADE DO CANADÁ Vancouver tem um problema com drogas
Heroína e crack REGRA cocaína Street em lado leste da baixa de Vancouver
Entrevistar um jovem que usou heroína maior parte de sua vida, ele recentemente relapsed após onze meses de tempo limpo é este vídeo é bastante gráfica
A dura realidade da dependência de drogas
http://www.youtube.com/watch?v=OuNWCPDrJsM
Este vídeo foi filmado em Vancouvers eastside baixa pelo narrador é bastante extremo, ele mostra como lugar comum e drogas e prontamente disponíveis e como as pessoas podem sucumbiu a uma reação física extrema de falta de sono, nutrição e desidratação. Este vídeo foi feito por diversos motivos, sendo um de ensino a outras, como mencionado anteriormente, é lugar comum aqui em Vancouver, em qualquer outra cidade ou cidade na América do Norte este homem teria recebido a atenção médica imediata, mas aqui em Vancouver, tanto a polícia e ambulância apenas por unidade. Se você não acredite em mim venha para baixo e ver o nosso pequeno circo humano slash "Redução de Danos" experiência
Este homem foi flagrado duas horas depois, dormindo no meio-fio de concreto como o seu travesseiro.
Tanto o narrador e produtor deste vídeo ter passado muitos anos lutando com o vício e passei dificuldade em Vancouvers "Eastside da baixa notório".
Hoje eles fugiram e estão limpos e sóbrios, e agora dedico há vida para aqueles que ainda sofrem de "A dura realidade da dependência"
Entrevistar uma mulher que usou heroína maior parte de sua vida, ela tem uma vida muito triste
Temos uma mulher chamada Lisa, ela tem sido a sua disposição todos os programas de redução de danos na corrente de Vancouver Downtown Eastside
Esta é uma história muito triste esta pobre mulher só tem seu vício de olhar para frente em sua vida
http://www.youtube.com/watch?v=0oH799luaI8
Last but not least, foram entrevistados mais mulher que falar sobre os prós e contras da heroína contra metadona
http://www.youtube.com/watch?v=Wb7mAvgPz_4
Você é o juiz toda a razão para esses vídeos é trazer alguma verdade sobre a dependência de serviços de apoio que estão em uso aqui em Vancouver. Minha pesquisa tem sido em um nível pessoal há mais de vinte cinco anos de vício, bem como estas e muitas mais entrevistas de vídeo. Obrigado recuperado viciado
Listen
Read phonetically