
A Secretária Regional da Educação e Formação assinou esta tarde, na Terceira, um protocolo para a concretização do projecto “Cidadania e sustentabilidades para o século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores”.
Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela Associação Centro de Informação, Divulgação e Acção para o Ambiente Sustentável (CIDAADS), com apoio técnico e científico do Conselho Nacional de Educação, Universidade dos Açores e várias outras entidades, e é co-financiada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
Falando na cerimónia de assinatura do documento, que se realizou na encosta do Pico Gaspar, um cone vulcânico conhecido pela sua riqueza em biodiversidade, Lina Mendes destacou a importância e qualidade do projecto para a educação ambiental.
A governante salientou, também, o entusiasmo das escolas que participam na iniciativa e a qualidade da formação, que dará aos docentes novas ferramentas para a abordagem das questões do ambiente e da biodiversidade.
O projecto visa, através de uma formação para professores incidindo sobre a problemática da educação para o desenvolvimento sustentável e sobre as potencialidades da fotografia, desenvolver novos olhares sobre a realidade local dos Açores e promover a capacidade de intervir.
Assim, a arte e a fotografia funcionam como promotores da educação para o desenvolvimento sustentável, no sentido de mobilizar os jovens para a preservação ambiental do arquipélago.
A acção de formação dos professores decorre já na Terceira e vai acontecer no Pico entre os dias 12 e 15 próximos.
Sem comentários:
Enviar um comentário