
Esclarecimento da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas relativamente às criticas do PSD ao Governo, sobre uma alegada “passividade” no acompanhamento dos agricultores no combate à lagarta das pastagens:
Os serviços de Desenvolvimento Agrário e os seus técnicos acompanham todos os problemas que podem afectar o Agricultor, sendo solicitada a sua intervenção sempre que aparece qualquer problema.
No caso da “lagarta da pastagem”, apenas na ilha das Flores se verificou uma incidência anormal nalgumas zonas, no passado mês de Agosto, situação que está perfeitamente dominada pelos técnicos dos serviços e pelos agricultores locais.
É do conhecimento universal, mas parece que não do PSD, que a produção agrícola está permanentemente confrontada com os chamados “inimigos das culturas”, que se expressam, em maior ou menor incidência, de acordo com as condições climatéricas.
Desde há muito que a “lagarta da pastagem” existe nos Açores, representando uma situação vulgar e perfeitamente dominada pelo Agricultor açoriano, que a sabe combater com o correcto maneio da pastagem e com a utilização oportuna de fitofármacos.
Os técnicos dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, de uma forma muito profissional, monitorizam continuamente o aparecimento destas e de outras situações, avaliando-as para a divulgação de informação tecnicamente rigorosa e que permita o correcto aconselhamento às actuações dos Agricultores.
No seu deserto de ideias para a agricultura açoriana, o PSD atrela-se, de forma grosseira e politicamente interesseira, a um problema comum da nossa agricultura – lagarta da pastagem. Fá-lo apenas para ganhar espaço de antena pelo alarme que pretende criar naqueles que, todos os dias, trabalham e dignificam a nossa agricultura.
O facto do PSD ser porta-voz da circunstância em causa, é revelador da falência total dos seus contributos para a agricultura açoriana, tanto mais quando o faz precisamente no mês em que os níveis populacionais da lagarta das pastagens diminui, em consequência dos procedimentos adoptados e, em especial, das condições climatéricas que se verificam.
GaCS/MS
Sem comentários:
Enviar um comentário