segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Formação para animadores de rua




A Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências promove, a partir de hoje, em Angra, uma acção de formação destinada a profissionais que actuam junto da população jovem.

Trata-se de um projecto que conta com o apoio e coordenação científica do Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco nas Crianças e Adolescentes (IREFREA).

Numa primeira etapa foram formados técnicos da ARRISCA (Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural dos Açores), na ilha de São Miguel.

Segundo Paula Costa, Directora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, esses técnicos estão no terreno desde Setembro de 2009 e a sua acção já abrangeu 935 crianças e jovens. Presentemente, esta mesma equipa desenvolve, também, um trabalho na área da prevenção em escolas do ensino básico.

A acção que hoje se iniciou em Angra, com a duração de três dias, é destinada a profissionais de IPSS da ilha Terceira e do Faial. Participam 17 técnicos da Caritas, do Centro Comunitário da Terra Chã, da Associação da Juventude da Ilha Terceira, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e das duas câmaras municipais da ilha Terceira.

Está presente, também, a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial que é responsável pela Coordenação do Plano Municipal de Prevenção das Toxicodependências da Horta.

Estes técnicos, tal como acontece já em S. Miguel, vão desenvolver acções junto de crianças e jovens em locais de diversão nocturna, arredores das escolas e em bairros considerados de maior risco.


GaCS/RC

Sem comentários:

Enviar um comentário