quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Governo vai lançar concurso público para cedência de lotes destinados à habitação



O Governo dos Açores vai lançar um concurso público para a cedência de oito lotes destinados à construção de habitação no Loteamento do Paul, na Vila de Água, estando previsto, em breve, o arranque da empreitada de construção de duas moradias no mesmo empreendimento.

O anúncio foi feito pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social durante a inauguração das infra-estruturas do Loteamento Urbano de Água de Pau, que presidiu em representação do Presidente do Governo.

Num investimento conjunto entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal da Lagoa na ordem dos 600 mil euros, este loteamento visa dotar a Vila de Água de Pau, e as famílias, de mais soluções a nível habitacional.

O empreendimento desenvolve-se numa parcela de 9.677 metros quadrados, onde foram constituídos 18 lotes, dos quais 17 se destinam à autoconstrução.

Na ocasião, a governante recordou que, após o licenciamento do projecto de construção, os proprietários dos lotes do empreendimento urbano poder-se-ão candidatar aos apoios à construção de habitação própria disponíveis na Direcção Regional da Habitação.

Ainda na área da habitação, Ana Paula Marques destacou o enorme esforço do Governo na resolução de carências habitacionais na Região, estando a desenvolver em São Miguel um conjunto de urbanizações nos concelhos da Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo e Ponta Delgada com vista a reduzir os défices habitacionais existentes nos mesmos.

Só no concelho da Lagoa, o Governo investiu nos últimos quatro anos mais de cinco milhões de euros, dos quais 2,7 milhões de euros correspondem à aquisição de 28 casas pela Sociedade de Promoção, Reabilitação de Habitação e Infra-estruturas e 2,5 milhões de euros, no âmbito dos programas de apoio à aquisição e construção de habitação e recuperação de habitação de degradada.

Outra das novidades apontadas por Ana Paula Marques foi a construção de uma creche em Água de Pau, um investimento que deverá arrancar em 2012 e que tem como objectivo beneficiar a Vila com mais respostas ao nível de infância.

Segundo a governante regional, nos últimos 10 anos, o Governo investiu 166 milhões de euros na área da infância e juventude, nomeadamente em valência de creche, jardim-de-infância e ATL, dotando, assim, os Açores de infra-estruturas sociais que possibilitam às famílias melhores condições de vida.



GaC/SM

Sem comentários:

Enviar um comentário