quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Portal da Educação vai permitir maior comunicação entre os agentes educativos da Região




O Sistema Educativo Regional dispõe agora do “Portal da Educação”, uma plataforma digital que prestará apoio a todos os agentes educativos do arquipélago.

O portal, apresentado hoje em Angra do Heroísmo, permite a centralização da informação relativa à Educação, e facilita o envio de informações rápidas (e-mail, sms) entre as várias estruturas da Direcção Regional da Educação e Formação (DREF), o pessoal docente e não docente, os alunos e as escolas.

“Por um lado a comunicação fica favorecida e por outro lado a divulgação do nosso sistema educativo regional também fica a ganhar porque poderá facilitar-se a relação, quer por parte das escolas com a DREF, quer, numa fase posterior, pelos próprios encarregados de educação na relação com as escolas”, disse a Secretária Regional da Educação e Formação.

A centralização que este espaço digital permite é importante, segundo Lina Mendes, uma vez que “vivemos numa Região onde temos cerca de 40 unidades orgânicas dispersas por nove ilhas, o que vai aproximar os diferentes agentes comunicativos”.

No entanto, a Secretária Regional sublinhou ainda a projecção que a Educação nos Açores passa a ter, não só a nível Regional, mas também a nível nacional e internacional, permitindo que qualquer docente, de qualquer país, possa aceder aos conteúdos para as diversas áreas curriculares.

Outra das vantagens da plataforma é a rentabilização dos recursos, uma vez que qualquer funcionário da DREF poderá inserir a informação que considerar útil, sem que para isso seja necessário um técnico especializado, o mesmo acontecendo com outros utilizadores.

O portal vai disponibilizar para consulta, além de legislação, o referencial para a nova área curricular não disciplinar de cidadania e também as orientações para o ensino das línguas estrangeiras, que é um documento pioneiro a nível nacional.

Com o endereço
http://www.edu.azores.gov.pt/ , o espaço digital resultou de uma parceria entre a Direcção Regional da Educação e Formação e a Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações (DRCTC), que suportou todo o investimento de cerca de 200 mil euros, e que ficou responsável por toda a parte técnica do mesmo.

Participaram na apresentação pública do portal, para além de Lina Mendes, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, e o
Director Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Paulo Menezes.

GaCS/AMP

Sem comentários: