
O Secretário Regional da Presidência, André Bradford, participa a partir de hoje na 8ª Edição do “Open Days – Semana Europeia das Regiões e Cidades”, evento organizado conjuntamente pela Comissão Europeia e Comité das Regiões, que decorre em Bruxelas até ao próximo dia 7 de Outubro.
A Semana Europeia das Regiões e Cidades, subordinada ao tema: “Objectivo 2020: Competitividade, cooperação e coesão para todas as regiões” integra um vasto conjunto de reuniões, seminários e Workshops sobre as mais variadas temáticas, onde as regiões e cidades têm a oportunidade de discutir a agenda “EU2020”, a revisão do orçamento europeu e o futuro da política de coesão para o período pós-2013.
Os Açores integram a parceria liderada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Creative and Inclusive Economic Growth Network (CIEGnet), em que, para além dos Açores e Lisboa, participam como parceiros as regiões de Véneto e Abruzo (Itália), Oeste da Suécia, Bucareste, Letónia, Lituânia, Estónia, Opole (Polónia).
Este grupo de trabalho, de que os Açores fazem parte, desenvolve trabalho no tema “crescimento sustentável e bem-estar” que se integra no tema chave da competitividade, que vai ser desenvolvido na actividade do “Open Days”, e tem o objectivo de realçar acções com vista ao impulso da competitividade regional, assegurando, ao mesmo tempo, um crescimento sustentável e o bem-estar.
Amanhã, a “Rede para o Crescimento Económico Criativo e Inclusivo “ vai promover, a Conferência “Grow smart! Focusing European Regional Policy on future well-being”, com o objectivo de lançar o debate sobre as potencialidades dos territórios e o desafio de tirar proveito destas, a fim de desenvolver políticas públicas que melhorem o bem-estar económico e social. O Secretário Regional da Presidência participa nesta conferência com uma intervenção sobre o tema: “Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos – uma atracção histórica, cientifica, ambiental e turística”.
Na edição deste ano do “Open Days”, participam 247 regiões e cidades de 34 países, entre os quais Portugal, o que representa um número recorde de participações; sendo esperados mais de 6000 participantes, entre representantes do poder local, regional e nacional, altas individualidades da União Europeia, académicos e meios de comunicação social.
GaCS/LFC
Sem comentários:
Enviar um comentário