terça-feira, 19 de outubro de 2010

Gestão portuária analisada em seminário no Funchal



Decorre, hoje e amanhã, no Funchal, o primeiro Seminário do projecto MacSIMAR, subordinado ao tema “Gestão dos Sistemas Aquáticos Portuários Europeus - Portos “verdes” Macaronésicos”.

O Projecto MacSIMAR, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Comunitária MAC (Açores, Madeira e Canárias), tem como objectivo a conciliação dos sistemas de monitorização meteorológica, oceanográfica e ambiental da Macaronésia com a Estratégia Europeia de Investigação Marinha e Marítima e a sua integração na Rede Europeia de Observação e Informação sobre o Mar.

O seminário que agora se realiza reúne, para além dos parceiros, um vasto conjunto de gestores, especialistas e técnicos de várias instituições relacionadas com o ambiente marinho e operações marítimas, vindos de várias instituições da frente atlântica da União Europeia, incluído também Cabo Verde, incidindo em particular na problemática da gestão portuária e marítima em conformidade com os requisitos e políticas ambientais mais adequadas.

De facto, os portos comerciais da Europa encontram-se actualmente envolvidos num processo de adaptação das suas práticas de gestão onde, para além do factor económico, sejam considerados os factores ambientais como variáveis de um desenvolvimento sustentável. Este objectivo só será atingido através políticas de gestão que, de uma forma conjugada, e à luz do melhor conhecimento técnico e científico sobre o sector, tenham em conta diferentes factores, designadamente socioeconómicos, legais, segurança, técnicos e ambientais, dando-se assim cumprimento às Directivas Europeias.

O projecto MacSIMAR, é liderado pela Administração dos Portos de S. Miguel e Santa Maria, e reúne como parceiros o Centro do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores, a Administração dos Portos da Madeira, o Instituto Canário de Ciências Marinhas, e a Universidade de Las Palmas de Gran Canária.


GaCS/NM

Sem comentários: