
O Governo dos Açores anunciou hoje a aprovação de uma proposta de diploma que cria o Parque Natural da Ilha das Flores, “um espaço com especial interesse paisagístico, natural e geológico que há muito reclamava a respectiva integração na Rede Regional de Áreas Protegidas”.
Ao apresentar as conclusões da última reunião do Conselho do Governo, realizada esta semana nas Flores, o Secretário Regional da Presidência adiantou que do novo parque natural farão parte reservas florestais naturais parciais como as das Caldeiras Funda e Rasa, da Ferraria e do Morro Alto e Pico da Sé.
“A estas áreas foi dado pleno destaque, incorporando-as num conjunto que abrange toda a zona central da ilha e comunica com a costa Norte através do corredor ecológico da Tapada da Enforcada”, adiantou ainda André Bradford.
Neste contexto, foi também classificado o monumento natural da Rocha dos Bordões que, apesar de integrado na Rede Natura 2000, “carecia do devido destaque e de um particular estatuto de protecção”.
O governante avançou ainda que, no âmbito deste diploma, são ainda classificadas, “numa opção claramente inovadora”, Áreas Importantes para Aves – Important Bird Area (IBA) – assim designadas pela Bird Life International, “organismo internacional cuja acção é mundialmente reconhecida como de extrema importância no estabelecimento de parcerias que visam o desenvolvimento de medidas de protecção das aves e dos seus habitats”.
Na opinião do Governo, o futuro Parque Natural da Ilha das Flores constitui “uma unidade coerente e integrada, pautada por objectivos de gestão e conservação que contempla espaços com particulares aptidões para a conservação da natureza, da paisagem e dos recursos naturais, assente em critérios científicos de classificação, balizados por orientações internacionais, nacionais, regionais e locais”.
GaCS/FG
Sem comentários:
Enviar um comentário