
O Governo dos Açores associou-se esta manhã às comemorações do 1.º Centenário da República na ilha do Faial, terra-natal do primeiro Presidente da República eleito, Manuel de Arriaga.
Em representação do Presidente do Governo, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, e o Presidente da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro, procederam à colocação de uma coroa de flores junto à estátua de Manuel de Arriaga, situada no Cais de Santa Cruz.
A cerimónia foi acompanhada pela Sociedade Filarmónica União Faialense, que executou o Hino Nacional.
Natural da Horta, onde nasceu a 8 de Julho de 1840, Manuel de Arriaga foi eleito Presidente da República a 24 de Agosto de 1911 e exerceu o seu mandato num período agitado da vida nacional e internacional, acabando por renunciar ao cargo a 26 de Maio de 1915, na sequência de um movimento revolucionário.
Já ontem à noite, no âmbito deste programa comemorativo, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, também em representação de Carlos César, esteve presente na recriação histórica de um “Arraial Republicano”, que teve lugar na Praça da República, e assistiu depois, no Teatro Fayalense, ao concerto de Paula Oliveira & LisBones.
Hoje à noite, Álamo Meneses representará igualmente o Presidente do Governo na cerimónia de lançamento do II volume da obra História do Faial - Das Origens a 1833, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Horta.
GaCS/FG
Sem comentários:
Enviar um comentário