quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Investimento na reabilitação da rede viária e integração paisagística é para continuar nas Flores



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos inaugurou hoje o Miradouro do Lajedo, no concelho das Lajes das Flores, no âmbito da visita estatutária ao Grupo Ocidental.

No âmbito desta empreitada foi construído, na E.R. n.º 1 de 2ª Lajes – Ramal da Fajã Grande – um miradouro sobranceiro à freguesia do Lajedo, um local com uma panorâmica única de onde é possível ver a freguesia e a sua baía, assim como o lugar do Campanário.

Na inauguração José Contente frisou a importância que a tutela tem atribuído à requalificação das sobras adjacentes à estrada regional. “Estes miradouros e paradouros, que embelezam as nossas estradas, são um cartaz turístico para quem nos visita porque podem desfrutar da nossa paisagem em segurança. Este é um cuidado nosso porque em muitos países da Europa, e até mesmo no continente, não encontramos esta preocupação em agraciar as bermas das estradas”, referiu o governante.

O Secretário Regional incitou, neste sentido, as delegações de ilha devem continuar o trabalho de plantio nas bermas, efectuar as roças, limpar as bermas e investir na criação de espaços de lazer nas margens das estradas regionais, “esta foi o prioridade a nível regional no âmbito da reabilitação da rede viária, prevista no Plano e Orçamento para este ano e mantém-se para o ano que vem porque as nossas estradas são já uma marca, apreciadas pelos turistas pela beleza adjacente”, acrescentou.

José Contente anunciou a próxima empreitada a executar na ilha das Flores, a intervenção desde o Alto da Matosa à saída de Santa Cruz e termina no início da Recta das Lajes. Esta empreitada prevê a melhoria das ligações rodoviárias entre a Vila de Santa Cruz e as freguesias de Fajã Grande, Fajãzinha, Mosteiro e Lajedo – num investimento de cerca de quatro milhões de euros.

No âmbito desta empreitada estão previstos a execução de um novo pavimento, um ligeiro alargamento da faixa de rodagem, o melhoramento das bermas e do sistema de drenagem, a colocação de sinalização vertical e horizontal e de guardas metálicas e delineadores.

Actualmente a rede viária da ilha das Flores está já reabilitada em 65 por cento. O desafio da tutela, assumiu José Contente, é continuar esta caminhada para a reabilitação total das estradas regionais da ilha, “devolvendo aos florentinos melhores acessibilidades, segurança e conforto e o Governo Regional vai prosseguir para a reabilitação total da rede viária”, disse o governante.

De forma a criar o melhor enquadramento paisagístico possível na construção do Miradouro do Lajedo foi utilizada exclusivamente a tradicional pedra de calçada na sua construção.

A construção do novo espaço de lazer implicou um investimento de 35 mil euros, inserido na empreitada de recuperação do Miradouro de Ponta Delgada e Construção do Miradouro do Lajedo.



GaCS/VS

Sem comentários:

Enviar um comentário