
O Director Regional da Cultura, Jorge Bruno, inaugura na próxima quarta-feira, pelas 16 horas, no Museu de Santa Maria, a exposição de painéis intitulada "A República: Figuras e Factos".
Na mostra, que vai percorrer as outras ilhas do arquipélago, são retratadas figuras do republicanismo açoriano e que tiveram um papel de relevo na I República e é mais uma das iniciativas do Governo Regional, para assinalar o centenário da República.
A exposição é constituída por 12 painéis onde estão representados em sete deles figuras de açorianos de diferentes ilhas, que pela sua postura contribuíram para o movimento republicano e, como consequência tiveram problemas com a ditadura instaurada em 28 de Maio e com o salazarismo.
Das figuras retratadas destaque para os nomes de Amaro Justiniano Azevedo Gomes das Lajes do Pico; António Carvalho Braga, de Santa Maria; António Joaquim de Sousa Júnior, da Praia da Vitória; Francisco Luis Tavares, de Ponta Delgada; João Joaquim André de Freitas, das Flores; Manuel Goulart de Medeiros, da Horta e Rui de Mendonça, da Graciosa.
Os outros cinco painéis reflectem momentos importantes sendo que um deles é dedicado à alteração da toponímica das ruas em diversas cidades e vilas dos Açores.
Os outros quatro têm a ver com a presença dos açorianos na I Guerra Mundial, a Base Naval Americana em Ponta Delgada, a Travessia do Atlântico Norte - 1919 e a Missão Intelectual / Visita dos Continentais em 1924 que vieram a convite do jornal "Correio dos Açores", dirigido na altura por José Bruno Carreiro.
GaCS/LM/DRaC
Sem comentários:
Enviar um comentário