
O Presidente do Governo dos Açores inaugurou hoje, no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, a exposição A República e a Modernidade, inserida nas comemorações do centenário da República Portuguesa.
Carlos César, que se fazia acompanhar da mulher, Luísa César, apreciou demoradamente as peças expostas, sobre as quais trocou impressões com o Comissário da Exposição, Victor dos Reis, e o Director do Museu, Duarte Melo.
Reunindo pinturas, esculturas, fotografias e desenhos, pertencentes a diferentes colecções açorianas – desde o próprio Museu Carlos Machado ao Museu de Angra do Heroísmo, passando pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada –, a exposição A República e a Modernidade abarca o período que decorre de 1900 a 1926, ano em que, na sequência do golpe de 28 de Maio, termina a Iª República portuguesa.
A mostra está organizada em três núcleos, correspondentes a três conceitos chave – revelar, renovar e regressar – e a três figuras tutelares: Francisco Afonso de Chaves (1857-1926), Ernesto Canto da Maya (1890-1981) e Domingos Rebelo (1891-1975).
Estará patente ao público até 28 de Fevereiro de 2011.
GaCS/CT
Sem comentários:
Enviar um comentário