segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Direcção Regional da Cultura define estratégias para os planos de actividades de 2011



O director regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, reuniu nos passados dias 3 e 4 de Novembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com as chefias de todos os serviços periféricos daquele departamento governamental: Bibliotecas Públicas, Arquivos e Museus. Na reunião participaram também as chefias dos serviços centrais da Direcção Regional da Cultura.

No encontro de trabalho foram delineadas as estratégias de actuação da Direcção Regional e dos seus serviços, relativamente aos planos de actividades de 2011, que foram preparados tendo em conta o plano e o orçamento para 2011.

Neste enquadramento, a Direcção Regional da Cultura, com serviços sediados em oito das nove ilhas dos Açores, adoptará mecanismos de itinerância de actividades entre os vários serviços, que reduzirão a quantidade e os custos financeiros dos eventos produzidos em cada um dos Museus e Bibliotecas Públicas e Arquivos, mantendo, todavia, um painel de eventos em que sobressairá a qualidade, de modo a prosseguir uma política cultural que garanta a fruição do conhecimento, a dinâmica dos agentes culturais da Região e a realização de acções que assegurem a presença dos Açores no panorama cultural não só nacional como também internacional.

Em 2011, a Direcção Regional da Cultura prosseguirá o programa das Comemorações nos Açores do 1º. Centenário da República, que culminará com a inauguração da Casa Manuel de Arriaga, cujo ante-projecto museológico foi apresentado durante a reunião. Este espaço, de grande qualidade estética e museológica, enriquecerá o património cultural da ilha do Faial, onde viveu o primeiro Presidente da República Portuguesa, e os Açores em geral.

Do programa das comemorações nos Açores do 1º. Centenário da República salienta-se também a realização, de 4 a 8 de Abril de 2011, do Colóquio Internacional “Os Açores, a I Guerra Mundial e a República Portuguesa no Contexto Internacional”, que trará à Região especialistas de vários países.

No seu conjunto, as estratégias delineadas pela Direcção Regional da Cultura, que resultaram da reunião que se realizou nos dias 4 e 5 de Novembro, pretendem garantir uma concertação entre as restrições orçamentais e o cumprimento dos objectivos traçados pelo Governo Regional para o sector.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: