
Os Açores têm feito uma aposta e um percurso muito positivo na área desportiva, quer no Desporto Federado quer no âmbito da actividade regular dos Projectos de Desporto para Todos contando, actualmente com mais de 21.000 atletas federados, que participam em 41 modalidades, com uma incidência nos escalões de formação de cerca de 75 por cento, o que corresponde à mais alta taxa de participação dos escalões de formação que o país conhece.
Declarações do Secretário Regional da Agricultura e Florestas na cerimónia de inauguração do pavilhão desportivo do Internacional Vólei Clube Açores, à qual presidiu em representação do Presidente do Governo, Carlos César.
Na altura, Noé Rodrigues apelou ainda para a necessidade dos dirigentes desportivos realizarem uma “gestão criteriosa e rigorosa dos recursos públicos que são disponibilizados, associada à capacidade de angariação de outros contributos e de outras parcerias públicas ou privadas para garantirem o sucesso do movimento associativo desportivo”.
A construção deste novo pavilhão desportivo constitui, na opinião do governante “uma obra marcante e de relevância estratégica para o fomento da prática desportiva no concelho de Ponta Delgada e na Região e é, também, mais uma prova do dinamismo, da capacidade de iniciativa e da organização do movimento associativo desportivo dos Açores”.
Com a candidatura que apresentou ao Programa de Desenvolvimento Desportivo dos Açores, este clube garantiu uma comparticipação do Governo dos Açores superior a 51 por cento do custo desta obra.
No âmbito das actividades regulares dos Projectos de Desporto para Todos, e em simultâneo com o desporto escolar, estão envolvidos mais de 6.400 praticantes, com especial referência às actividades de promoção para jovens, à prática desportiva de adultos e idosos e à actividade física e desportiva adaptada.
São cerca de 250 clubes que na Região possuem actividade desportiva federada, 200 dos quais celebram Contratos Programa com o Governo dos Açores para o desenvolvimento de actividades de treino e de competição dos escalões de formação, envolvendo cerca de 800 equipas ou grupos de trabalho.
Só na ilha de São Miguel, o Governo dos Açores requalificou o Complexo Desportivo do Lajedo, no ano passado, e mais recentemente, a Pista de Atletismo do Complexo Desportivo das Laranjeiras.
Esta ilha conta desde Outubro com as novas instalações desportivas da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo e muito em breve será inaugurado o Complexo Desportivo da nova Escola de Ponta Garça.
GaCS/MS
Sem comentários:
Enviar um comentário