
O Presidente do Governo lançou hoje um forte apelo aos consumidores açorianos para que consumam produtos e serviços regionais. Esse será um dos grandes critérios a ter em atenção na gestão da economia açoriana.
Para Carlos César, “essa atenção não é só dos que são empresários, não é só dos poderes públicos que apoiam os empresários, tem de ser também de cada um de nós. E o apelo que eu acho que é importante começarmos a fazer na nossa Região, com maior ênfase, é o apelo destinado aos consumidores. Nós temos de consumir o que é nosso, nós temos de preferir as empresas que são nossas, nós temos de recorrer aos prestadores de serviços que têm sede na nossa Região. Não se percebe, aliás outro comportamento, quando nós temos em múltiplos sectores, melhores produtos feitos na nossa região do que aqueles que são importados. Porque é que nós havemos de pagar com o nosso dinheiro produtos que são iguais aos nossos mas não compramos os nossos. É como se estivessemos a pagar a vida de outros, em outras regiões e em outros países, tirando dinheiro à nossa própria Região, às nossas próprias empresas e aos ordenados e remunerações daqueles que trabalham nos Açores em empresas regionais”.
O Presidente do Governo concluiu o apelo acrescentando que “todos nós que consumimos, sejamos pobres ou sejamos ricos, se consumirmos produtos regionais, ajudamos as empresas regionais, ajudamos o Orçamento da Região e depois temos mais dinheiro para pagar as remunerações às pessoas, para ajudar as empresas ou para fazer investimentos”.
Carlos César falava esta tarde no lançamento da primeira pedra da obra de construção do Lar de Idosos, Centro de Dia e Creche da Casa do Povo de Rabo de Peixe. O investimento consiste na construção de um novo equipamento destinado à instalação de um Lar de Idosos com uma capacidade de 40 utentes, uma Creche com capacidade para 35 crianças e um Centro de Dia com uma capacidade de 25 utentes, na Rua da Lapinha, de forma a responder à crescente solicitação de prestação de serviços nesta área de apoio aos idosos, à infância numa zona de forte expansão demográfica da área urbana do concelho. O equipamento tem uma área coberta de 4.280 m2 e será construído em terreno propriedade da Casa do Povo.
É um investimento que implicará cerca de 3,8 milhões de euros do Orçamento Regional, com um prazo de execução de 10 meses, e que o Presidente do Governo espera que venha a ter “reprodutividade no plano social que ele merece e em função do qual é desenvolvido este projecto”.
Carlos César recordou que o Governo tem hoje no concelho da Ribeira Grande uma presença muito significativa no plano da assistência social. “Desenvolvemos em todo o concelho 78 valências, desde o apoio à infância até ao apoio aos idosos, ao apoio às pessoas com deficiência, ao apoio domicilário e em outras àreas de assistência e de integração social. Só nesta última década, foram criadas 50 destas 78 valências, o que dá bem nota da prioridade que nós conferimos nestes últimos anos à integração social e às políticas de apoio social”.
Para o Presidente do Governo, o crescimento de Rabo de Peixe passa por outros dois grandes investimentos em duas áreas essenciais para o desenvolvimento económico local: o de reestruturação e de reorientação da bacia piscatória de Rabo de Peixe, quer através de obras importantes na sua estrutura portuária quer através de obras relevantes e que lhe dão outra centralidade das suas estruturas em terra. Perspectiva-se também a construção da nova fábrica da Cofaco que será também ela determinante do ponto de vista da sedeação de uma actividade económica que já tem grande tradição na costa norte de S.Miguel e em particular na vila de Rabo de Peixe e que constitui uma das entidades empregadoras mais salientes, sobretudo de emprego feminino nesta área e da ilha de São Miguel.
“Isto quer dizer”, concluiu Carlos César, “que apesar do tempo de incertezas que vivemos existe no plano social como no plano económico, no plano da iniciativa do investimento público e privado, expectativas muito positivas em relação à Ribeira Grande e a Rabo de Peixe”.
GaCS/CT/SF
Sem comentários:
Enviar um comentário