
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas manifestou hoje, na Terra-Chã, ilha Terceira, a satisfação do executivo regional pelo avanço sustentado da diversificação agrícola nos Açores.
Noé Rodrigues falava depois de uma visita a uma ampla e moderna instalação de produção de hortícolas, que usa novas tecnologias na sua produção, projecto a que reconheceu grande importância.
O governante disse aos jornalistas que a visita que estava a realizar era, “desde logo, para sinalizar que estamos a desenvolver um conjunto de sensibilidades e de projectos na área da diversificação agrícola, colmatando necessidades de consumo local”.
Para Noé Rodrigues, a diversificação de produções é fundamental e pode ser feita “com sustentabilidade”, num sector que “tem uma dimensão social importante e um peso económico determinante”.
No caso concreto da exploração que visitava, o Secretário Regional disse ser “um investimento com muito interesse, porque contribui para que se reduzam as importações de bens alimentares, nomeadamente na área da horticultura”.
Noé Rodrigues reiterou “a importância de divulgar” estas actividades, que “em nada prejudicam os sectores tradicionais do leite e da carne”, antes acrescentando mais-valias e oportunidades de negócio, “melhorando os resultados da economia açoriana e o bem-estar dos Açores”.
O governante disse ainda que há um consumo crescente de vegetais na Região, quer pelo novo ordenamento urbano que elimina a existência de quintais, quer pela crescente sensibilização para os bons hábitos alimentares.
Por isso, sublinhou, existem boas condições de mercado para a produção de hortícolas e frutícolas, sectores em que a Região ainda depende muito das importações.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário