
Tendo em conta que os Açores são a Região da Europa que conseguiu melhores taxas de execução no que respeita aos programas de apoio ao mundo rural, garantindo o cumprimento das regras comunitárias, o Governo Regional já iniciou os contactos para pedir o reforço de verbas do PRORURAL.
A revelação foi feita pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas no final de uma reunião com a Direcção da Federação Agrícola dos Açores e onde afirmou ter sido já entregue uma proposta ao Estado-Membro, Portugal, mostrando-se, o governante, esperançado em que este reforço seja conseguido para a Região.
Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretende continuar a acompanhar “o esforço de investimento dos agricultores e das empresas do sector primário”.
Caso seja conseguida esta pretensão, os reforço de verbas será canalizado principalmente para as medidas de reestruturação das explorações agrícolas e das empresas do sector agro-industrial, uma vez que “para produzir e para produzir bem nós também temos de ter capacidade de escoamento e venda dos produtos regionais”, sublinhou o governante.
Para Noé Rodrigues, este facto permite fazer uma “avaliação positiva da agricultura açoriana porque, ao contrário de outras regiões, o sector na Região manifesta a sua capacidade de investir, mesmo numa altura difícil como aquela que atravessamos e que dá bem nota do vigor e do esforço que tem sido feito conjuntamente com os produtores para dignificar e potenciar a agricultura regional”.
GaCS/MS
Sem comentários:
Enviar um comentário