A empreitada de construção do novo Centro de Saúde da Madalena do Pico, cuja abertura de concurso público foi hoje anunciada pelo Governo dos Açores, terá um preço base de 10.340.000 de euros e um prazo máximo de execução de 18 meses.Ao apresentar o comunicado da última reunião do Conselho do Governo, o Secretário Regional da Presidência revelou que aquele equipamento “constituir-se-á como unidade de saúde avançada da ilha do Pico”.
Para além de serviços de urgência e internamento geral, obstétrico e pediátrico, o futuro Centro de Saúde da Madalena prevê ainda “um serviço de ambulatório com consultas de adulto, materno/infantil, vacinação, planeamento familiar, tratamentos de enfermagem, bem como a prestação de cuidados de saúde diferenciados, tais como consultas de especialidade, medicina dentária e psicologia”.
Segundo explicitou André Bradford, o projecto incorpora igualmente uma área específica de exames cardio-pneumológicos, uma sala de telemedicina para a realização de teleconsultas e uma área de reabilitação básica, entre outras valências.
“Na área de imagiologia, será disponibilizada uma sala de Raio X digital e uma sala de ecografia, que dará apoio às actividades de obstetrícia”, acrescentou o governante.
Na mesma reunião, o Conselho do Governo aprovou também uma Resolução que reconhece o projecto privado “Ventos de Harmonia: Lar de Idosos, Residências Assistidas e Centros de Noite” como Projecto de Interesse Regional (PIR).
Orçado em cerca de sete milhões de euros, este projecto, conforme indicou André Bradford, “destina-se a construir e explorar três valências sociais orientadas para o cuidado e acolhimento de idosos, contribuindo, assim, para a consolidação e diversificação da oferta de serviços sociais de apoio na Ilha de São Miguel, em particular no Concelho da Ribeira Grande.”
Sem comentários:
Enviar um comentário