quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acções de prevenção assinalam Dia Mundial da Saúde na Região

O Secretário Regional da Saúde disse hoje, na Ribeira Grande, que as acções de prevenção e rastreio que decorrem ao longo do dia de hoje em várias escolas da Região constituem “a melhor forma de celebrar o Dia Mundial da Saúde”.

Miguel Correia visitou a “Feira da Saúde”, uma iniciativa da escola secundária e do centro de saúde da Ribeira Grande, que integrou rastreios de visão, diabetes, tensão arterial, pele e audição. Noutras escolas, também com o apoio dos centros de saúde, decorreram acções relacionadas com a alimentação, diabetes, exercício físico, tabagismo, drogas ilícitas e saúde oral.

São acções que integram o Programa Regional de Saúde Escolar, que está implementado em todas as escolas e que no seu conjunto abrange cerca de 40 mil jovens até aos 18 anos.

No âmbito desse programa estão previstos exames globais de saúde entre os 5 e os 6 e os 12 e 13 anos de idade. Esses exames estão já prontos em grande parte dos concelhos, neste momento decorrem na Ribeira Grande e preparam-se para arrancar em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

Noutras unidades de saúde, designadamente no hospital de Ponta Delgada, foi debatida a “Resistência aos antimicrobianos “ tema escolhido pela OMS para reflectir, este ano, no Dia Mundial da Saúde.

A esse propósito Miguel Correia disse que estão a ser preparados protocolos estabelecendo políticas rigorosas de prescrição de antibióticos.

Os Açores seguem todas as indicações que existem por parte da Direcção-Geral da Saúde mas “vemos que é necessário fazer mais, para evitar o aparecimento de bactérias multirresistentes”.

Por isso, a Secretaria Regional da Saúde “está fortemente empenhada em desenhar protocolos terapêuticos para serem seguidos nos hospitais e nos centros de saúde da Região”.


GaCS/RC

Sem comentários: