quinta-feira, 16 de junho de 2011

Floresta açoriana desempenha papel fundamental no bem-estar das populações



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou, na ilha Graciosa, a importância da floresta nos Açores “assumindo um papel fundamental na conservação dos solos, dos recursos hidrícos, da biodiversidade, e no papel que desempenha para o bem-estar e qualidade de vida das populações”.

Noé Rodrigues, que falava na cerimónia de inauguração da Parque Florestal da Caldeira, destacou ainda o “importante desempenho” destes espaços no serviço prestado à população local e aos visitantes por ser um local idealizado para o recreio florestal, “onde se podem vivenciar as amenidades e o ambiente bucólico proporcionado pela floresta”.

O projecto de requalificação deste Parque, desenvolvido entre 2007 e 2010, visou a construção e beneficiação de diversas infra-estruturas, num investimento total de mais de 500 mil euros, para além da utilização dos meios técnicos e humanos do Serviço Florestal da Graciosa.

No âmbito destas intervenções destacam-se a construção de abrigos para animais, a construção de um armazém de apoio e de instalações sanitárias, a pavimentação da estrada de acesso, do parque de estacionamento e do acesso ao armazém, a recuperação da casa para o Centro de Divulgação Florestal, a beneficiação da área de recreio infantil e a requalificação dos miradouros e seus acessos.

Ocupando cerca de 31 por cento do território açoriano, a floresta suporta na Região um sector económico responsável por 1.400 postos de trabalho, gerando um volume de negócios anual de cerca de 1,8 milhões de euros, pela venda directa de material lenhoso, e de 10,9 milhões de euros, quando contabilizado ao nível do sector industrial da primeira transformação.

Os 26 Parques Florestais que hoje existem nos Açores, acolhem anualmente milhares de visitantes locais e forasteiros e têm recebido um investimento contínuo na sua manutenção e nas suas infra-estruturas.


GaCS/MS

Sem comentários: