
O Centro de recolha e processamento de resíduos da ilha do Corvo, um investimento do Governo dos Açores a rondar os 800 mil euros, vai estar concluído até ao final do ano.
O anúncio foi feito durante uma visita do Presidente do Governo, Carlos César, ao local, acompanhado pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar.
Na ocasião, Álamo Meneses explicou que a infra-estrutura vai permitir encerrar o aterro municipal e livrar a ilha de todos os resíduos não orgânicos.
A parte perecível dos detritos será tratada numa estação de compostagem e aproveitada para adubo agrícola, ou colocada em locais diversos da ilha, sem qualquer problema para o ambiente.
Na selecção dos resíduos, aqueles que são imediatamente recicláveis são enviados para a ilha das Flores, onde são compactados em conjunto com os materiais do mesmo tipo recolhidos naquela ilha e exportados.
Os detritos não recicláveis, por contaminação ou outro tipo de problemas, são encaminhados para a Terceira ou São Miguel, ou para o exterior da Região, onde são valorizados, servindo para produção de energia.
O Secretário Regional sublinhou o empenho da Câmara Municipal em colaborar com o Governo para a solução do grave problema ambiental que representava o aterro que agora vai ser selado.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário