terça-feira, 12 de julho de 2011

Deslocação de doentes das Flores diminuiu 23% em 2010





O Secretário Regional da Saúde reuniu com o conselho de administração do centro de saúde de Santa Cruz das Flores, tendo constatado que tem vindo a reduzir-se a deslocação de doentes da ilha.

Em 2010, por exemplo, registou-se uma diminuição de 23%, ou seja mais de centena de pessoas que não se deslocou da sua ilha para beneficiar de cuidados de saúde.

O encontro serviu, de igual modo, para analisar as necessidades de contratação de pessoal, por substituição. Foi feita, ainda, uma avaliação dos equipamentos que são prioritários, para o bom funcionamento desta unidade de saúde.

Segundo Miguel Correia, cada vez mais, os investimentos no sector da saúde são feitos numa lógica de dotar as unidades mais distantes dos hospitais com meios que permitam evitar a deslocação de doentes, porque isso representa uma redução de custos e, sobretudo, evita que as pessoas tenham de sair da sua ilha e de perto dos seus familiares, em circunstâncias que são sempre física e emocionalmente débeis.

“É de facto uma mais-valia para a população" disse Miguel Correia.

Por outro lado, a saída de doentes tem de ser cada vez mais criteriosa, evitando-se deslocações desnecessárias, para se poder, sempre, dar resposta às situações clinicamente imprescindíveis.

O secretário Regional da Saúde teve ainda oportunidade de observar a segunda ronda do rastreio do cancro da mama que decorre, neste momento, na ilha das Flores, estando previstas realizar 500 mamografias.

No âmbito deste programa, desenvolvido pelo Centro de Oncologia dos Açores, foram rastreadas mais de 20 mil mulheres em toda a Região, em 2009 e 2010.
Foi, entretanto, acrescentada mais uma unidade móvel, passando a existir duas, aumentando assim a capacidade acrescida de recursos, para a detecção, cada vez mais atempada, desta doença.

No corrente ano de 2011 iniciou-se uma segunda ronda, que tem registado um aumento exponencial do acesso a este meio de diagnóstico reduzindo, também neste âmbito, o número de deslocações para realização de mamografias.



GaCS/RC

Sem comentários:

Enviar um comentário