sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ensino pré-escolar tem "resposta adequada" na ilha do Corvo



A Secretária Regional da Educação e Formação assegurou hoje, no parlamento açoriano, que o ensino pré-escolar no Corvo tem uma “resposta adequada” ao número de alunos inscritos.

Na mais pequena das ilhas dos Açores, o ensino pré-escolar é assegurado pela Santa Casa da Misericórdia do Corvo, no âmbito de um acordo celebrado com a Secretaria Regional da Educação e Formação.

Segundo afirmou Cláudia Cardoso, outra das razões para não modificar o funcionamento do ensino pré-escolar no Corvo tem a ver com a existência de um acordo, com a duração de cinco anos, celebrado com a santa casa “que não vai ser alterado mesmo que a solução agora encontrada venha a ser outra”.

“Se nós decidíssemos eventualmente pela integração do pré-escolar na [EBI] Mouzinho da Silveira, teríamos que manter as duas soluções em paralelo, com um esforço financeiro significativo”, argumentou a governante.

Ao intervir na discussão de uma proposta de resolução do PPM, propondo a integração do ensino pré-escolar na rede de ensino público, Cláudia Cardoso referiu ainda que o esforço financeiro feito pelas famílias “não é maior no Corvo do que nas restantes ilhas”.

A Secretária Regional admitiu, porém, que face à “excepcionalidade” que se verifica no Corvo, na medida em que a rede pública não oferece ensino pré-escolar, o Governo poderá reconsiderar o pagamento dos encarregados de educação no jardim-de-infância daquela ilha.



GaCS/FG

Sem comentários: