quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Casa Manuel de Arriaga é inaugurada sábado pelo Presidente do Governo


A Casa Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, é inaugurada pelo Presidente do Governo dos Açores no próximo sábado, pelas 14:30 horas, no âmbito das Comemorações do Centenário da República.


O Solar dos Arriagas, cuja edificação teve lugar durante a primeira metade do século XIX, passou a ser designado como Casa Manuel de Arriaga por nele ter nascido e vivido, até aos 18 anos, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira que viria a ser, em 1911, o primeiro Presidente da República Portuguesa.


Com a recuperação e reabilitação deste imóvel, classificado como Imóvel de Interesse Público pela Resolução do Conselho do Governo n.º 148/2008, de 30 de Outubro, e também com o projecto de museologia, a Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, pretendeu restituir aos faialenses e açorianos em geral um espaço que, para além de evocar a memória de Manuel de Arriaga, significará também um território de reflexão dos ideais republicanos e de sensibilização para os valores da cidadania.


O conceito nuclear do programa para a reabilitação da Casa Manuel de Arriaga fixou-se na constituição de um centro evocativo da personalidade, como um espaço de interpretação dos ideais republicanos.


Os conteúdos da exposição de longa duração da Casa Manuel de Arriaga foram concebidos para se apreender o essencial do percurso histórico/biográfico da personalidade em confronto com a história nacional e europeia, de meados do séc. XIX às primeiras duas décadas do séc. XX, assim como os aspectos essenciais da estruturação da democracia e da cidadania, induzindo à problematização da nossa contemporaneidade.


O projecto de arquitectura e especialidades para a Casa Manuel de Arriaga, cuja execução esteve a cargo do “Gabinete de Arquitectos Rui Pinto e Ana Robalo”, destaca várias valências funcionais, designadamente espaços de exposição, equipamentos áudio visuais, documentação em formato digital, biblioteca e jardim.


Nascido na cidade da Horta a 8 de Julho de 1840, de ascendência flamenga, francesa e basca, Manuel de Arriaga foi professor de liceu, advogado, escritor e poeta, Procurador da República e Reitor da Universidade de Coimbra, e veio a falecer em Lisboa a 5 de Março de 1917. Os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional a 16 de Setembro de 2004, por Resolução da Assembleia da República.


Aquando da sessão inaugural, será aberta ao público na Casa Manuel de Arriaga uma exposição temporária de Eduardo Santos Neves, sob o título “narrativa do nosso universo pintado”, que incide sobre a temática da condição humana, composta por três dezenas de telas a óleo sobre tela.


Com a entrada em funcionamento da Casa Manuel de Arriaga, os Açores, e concretamente a ilha do Faial, passam a dispor de um equipamento cultural que, para além de fixar a memória do primeiro Presidente da República de origem açoriana e o seu tempo, representa os ideais e valores republicanos como um núcleo moderno de reflexão e de estímulo à participação cívica.



GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário