
O Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, Arnaldo Machado, presidiu ontem, em representação do Presidente do Governo, à inauguração de uma exposição colectiva de João da Rita e Eduardo Sousa, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo.
Na ocasião, Arnaldo Machado felicitou a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo pela iniciativa, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelos artesãos participantes, que constituem dois nomes de referência na arte de trabalhar o barro.
Arnaldo Machado referiu que a actividade artesanal apresenta uma forte ligação à nossa cultura e tradição, a uma forma de saber-fazer e de estar na vida, ao conhecimento que passa de geração para geração, e que nos ajuda a melhor compreender o presente.
Acrescentou que o artesanato contribui para a dinamização social, cultural e económica, a para o fortalecimento da identidade local, concorrendo para a valorização e um património colectivo, cuja responsabilidade é de todos nós.
O director regional salientou ainda que a dimensão profissional e económica do artesanato assume cada vez maior relevância, na medida em que se integra numa política mais vasta, que tem por objectivos o desenvolvimento local, a diversificação dos recursos económicos e do tecido empresarial, a criação de emprego e a promoção turística e cultural da Região.
A terminar, referiu que o Governo dos Açores tem efectuado uma aposta na valorização do artesanato e na revitalização das artes e ofícios tradicionais, contribuindo para a afirmação da nossa identidade, da nossa cultura, da nossa história.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário