
O Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, iniciou ontem o novo serviço de transporte colectivo regular de passageiros na ilha de Santa Maria, com grande adesão da população mariense.
Os sete novos autocarros da frota garantem mais comodidade, conforto e segurança aos utentes dos transportes públicos. Os novos horários e percursos, ajustados à realidade e às necessidades da ilha, são também factores que garantem maior atractividade ao serviço público de transporte colectivo de passageiros.
Foram definidos novos itinerários que passam nos hotéis, na gare marítima e nas zonas balneares, “o que revela um cuidado especial” em garantir o acesso e o transporte dos turistas e dos marienses aos principais pontos turísticos da ilha, sublinhou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
A nova prestação de serviços aposta igualmente na informação aos utentes, através da distribuição de folhetos de bolso com os percursos e os horários, da colocação de painéis informativos nas paragens dos autocarros e foi ainda criado um site para disponibilizar todas as informações aos utentes, www.transportesdesantamaria.com.
Até agora o transporte de passageiros era assegurado por uma empresa detida maioritariamente pela Região e a partir de agora passa a ser assegurado por um consórcio regional privado, que venceu o concurso público. Este procedimento “é exactamente o que o Governo Regional pretende para resolver questões da economia regional, transferindo para as empresas aquilo que deve ser explorado por elas”, disse José Contente, reafirmando que esta é uma nova filosofia, mediante a qual os serviços públicos são garantidos pelas empresas mediante uma comparticipação do Governo Regional.
O Secretário Regional sublinhou que “estamos perante uma grande reforma nos transportes colectivos nas ilhas dos Açores, já o fizemos em algumas ilhas e chegou agora agora a vez de Santa Maria”.
O contrato vigorará nos próximos seis anos, renovável, e representa um encargo anual na ordem dos 230 mil euros.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário