
A Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Natércia Gaspar, disse esta manhã, em Vila Franca do Campo, que o Governo Regional está fortemente empenhado na adopção de medidas que proporcionem um desenvolvimento normal das crianças.
Natércia Gaspar, que falava, em representação do Presidente do Governo, na sessão de abertura do XII Fórum da Criança e do Jovem, sob o lema “Ser em Família”, realçou o facto deste encontro ser o ponto de partida para a renovação colectiva do direito da criança a uma família.
O reconhecimento feito pelo executivo açoriano de que a família é um elemento chave para o desenvolvimento e coesão da sociedade açoriana, expande-se a várias áreas com especial destaque para a Segurança Social.
Nesse sentido, acrescentou a Directora Regional, na última década e meia foi realizado um forte investimento em implementar condições que apoiam a compatibilização da vida familiar com a profissional.
Isso foi feito, por exemplo, através do alargamento dos equipamentos destinados à infância, como as creches, jardins-de-infância e ATL que passaram de 66 para 230 equipamentos, o que se traduz um aumento importante da capacidade de resposta de 3.550 para 8.839, sublinhou a Directora Regional.
Apesar da maioria das crianças receber no seu contexto familiar próximo os cuidados e afeições necessários, existem, no entanto, pais e educadores que colocam em causa o normal crescimento da criança, há por isso, segundo disse, uma investimento importante nas políticas sociais de promoção e protecção de crianças e jovens em risco, no sentido reduzir a pobreza infantil.
No que se refere às crianças e jovens acolhidas em instituições, o número de lares existentes passou de 18 para 35, apesar do número de crianças e jovens acolhidos estar, actualmente, a diminuir, afirmou a Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social.
Porém, a intervenção para garantir o interesse superior da criança e do jovem, tem conhecido outros contornos nos últimos anos, decorrentes da violência doméstica, comprometendo o pleno desenvolvimento da criança e, aqui, afirmou Natércia Gaspar, a preocupação do Governo Regional tem passado por uma abordagem preventiva, direccionada para públicos muito jovens, em contexto escolar.
Noutra vertente referiu, igualmente, a directora regional, têm decorrido acções de sensibilização junto dos docentes da Região, dotando-os com competências que os permitam identificar factores de risco e prevenir comportamentos violentos.
Em breve, concluiu Natércia Gaspar, serão apresentados um programa de redução do impacto da violência conjugal sobre os menores, bem como a estratégia regional de prevenção e combate ao abuso sexual de menores, que será coordenada pelo Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário