
“É verdadeiramente gratificante verificar como a actuação do Governo dos Açores junto das suas comunidades é admirada pela generalidade dos emigrantes portugueses, que a consideram exemplar”, considerou, este sábado, o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, durante uma entrevista à rádio CKJS de Winnipeg.
O governante, que se encontra no Canadá por ocasião da Semana Cultural dos Açores, organizada pela Casa dos Açores daquela cidade, manifestou-se, por isso, “muito satisfeito com as palavras que lhe têm sido endereçados pela generalidade dos emigrantes com quem tem contactado”.
Aliás, disse, “basta notar que a Direcção Regional das Comunidades depende directamente da Presidência do Governo, o que demonstra bem como os nossos emigrantes sempre foram uma prioridade política, não só pelo respeito que merecem, mas também porque eles constituem um elemento fundamental para a projecção do nome dos Açores nos locais onde residem e nos países que os acolheram”.
No caso do Canadá, Vasco Cordeiro destacou o recente acordo assinado entre o Grupo SATA e a companhia aérea canadiana Westjet, “que vem permitir ligações mais fáceis a partir de qualquer ponto do Canadá com o arquipélago”. “Este acordo, que tem sido muito bem recebido pela nossa comunidade, é a prova de que estamos atentos e de que estamos a trabalhar para, a cada momento, ir encontrando as melhores respostas às necessidades de todos”.
O Secretário Regional da Economia recordou que os Açores “de hoje são muito diferentes dos Açores de há uma década atrás. Constituem um espaço plenamente integrado na União Europeia e com trabalho feito nos mais diversos campos que permite ombrear com os melhores, como é o caso das energias renováveis, ou os assuntos marítimos em que constituímos uma Região que acrescenta grande valor ao espaço comunitário”.
Para Vasco Cordeiro, “é muito importante que os nossos emigrantes tenham a noção do grande progresso e desenvolvimento que os Açores conheceram nos últimos anos e que o possam transmitir aos seus descendentes, para que também eles possam ter orgulho da terra que um dia os seus pais deixaram”. Nesse sentido, advogou, “é também importante que as novas gerações se desloquem à Região, para constatar como estamos muito diferentes para melhor”.
O governante encontrou-se, igualmente, com a direcção da Banda Lira de Fátima, que reúne mais de três dezenas de músicos, muitos deles jovens descendentes de açorianos. “É muito importante verificar que as nossas tradições continuam bem vivas e que, apesar da distância, há quem não as deixe desaparecer”, afirmou, salientando que “a actividade desenvolvida por este género de colectividades é fundamental para manter o nome dos Açores vivo junto dos mais novos”.
Vasco Cordeiro garantiu, ainda, que “o Governo dos Açores tudo fará para continuar a apoiar este tipo de entidades, assim como todas aquelas que se dedicam a preservar a cultura dos Açores, muitas vezes em condições difíceis. É para nós imperativo manter estes laços com todas essas instituições porque elas constituem referências culturais que não podem ser perdidas”.
O Secretário Regional da Economia deslocou-se ainda à Casa do Minho, onde destacou “a forte solidariedade existente entre as diferentes associações de portugueses existentes nesta área do Canadá”. “É sempre motivo de grande satisfação verificar de que existe uma forte solidariedade entre todas estas instituições, com os seus membros a colaborar de forma intensa sempre que alguma delas precisa de alguma ajuda para as suas actividades. Essa solidariedade sempre foi importante e é ainda mais decisiva nos tempos actuais, que exigem o esforço de todos em conjunto para vencer os desafios com que nos deparamos”, disse.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário