sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Jornadas de Agricultura Biológica são “iniciativa meritória” para a divulgação da produção


As Jornadas de Agricultura Biológica que decorrem hoje e amanhã na ilha do Faial, com o apoio do Governo Regional, constituem uma “iniciativa meritória” no sentido de “divulgar e sensibilizar os agricultores para a produção de modo biológico”.


A opinião é do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, e foi avançada hoje à tarde, na freguesia da Praia do Norte, numa declaração à margem daquelas jornadas.


Segundo sublinhou o governante, esta iniciativa é igualmente meritória porque, a exemplo que outras acções que o Governo já desenvolveu na ilha do Faial, procura “caracterizar a agricultura faialense como uma agricultura baseada em processos ambientalmente sustentáveis”.


Noé Rodrigues referiu ainda que estas jornadas trazem também “um acréscimo ao trabalho que temos vindo a desenvolver” nesta área, para além de chamarem “a atenção para o conjunto de incentivos e de apoios que existem para os agricultores em modo biológico, no sentido de se poderem organizar, conquistar mercado e valorizar muitas das culturas da ilha do Faial”.


O Secretário da Agricultura e Florestas relembrou ainda que, há alguns anos atrás, quando lançou a ideia que o Faial poderia vir a caminhar para um processo mais generalizado de produção biológica, pretendeu “afirmar a agricultura do Faial como uma agricultura diferenciada daquela que se desenvolve nas restantes ilhas”.


Conforme sublinhou, ao tempo já havia aqui um conjunto de indicadores, nomeadamente ao nível do consumo de pesticidas, de adubos e de fertilizantes, que indiciavam ser possível “desenvolver um trabalho no sentido de aproximar a ilha do Faial de uma agricultura biológica”.


Felizmente, adiantou Noé Rodrigues, este trabalho foi desenvolvido em parceria com a Companhia das Lezírias, permitindo caracterizar as fases que deveríamos desenvolver, e neste momento “existem já, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista dos produtores, alguns agentes que estão a ajudar a criar uma perspectiva diferente para a agricultura do Faial”.


Considerou também que “se estas iniciativas puderem continuar” e se as mesmas “encontrarem da parte dos agricultores a adesão que desejamos”, será possível na ilha do Faial tipificar muita da sua produção, nomeadamente na área do leite e da carne, “para que se possa apresentar no mercado um produto diferenciado e de maior valor acrescentado”.


As I Jornadas de Agricultura Biológica são uma organização da Junta de Freguesia da Praia do Norte e da Associação de Agricultores da Ilha do Faial e contaram com o apoio da Adeliaçor, através do programa PRORURAL.



GaCS

Sem comentários: