
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos congratula-se pelo facto da equipa de alunos da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto ir representar Portugal numa competição promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA).
Os estudantes marienses irão participar, em Abril na Noruega, com o projeto “Azorean Shearwater”, um mini-satélite que pretende medir a temperatura e a pressão, elaborar um cálculo da altitude durante a descida e ainda irá tirar fotografias georreferenciadas através de um módulo GPS.
O governante valorizou a iniciativa dos alunos em participarem num evento mundial sobre tecnologia espacial.
José Contente reiterou a importância da estação da ESA em Santa Maria, nas múltiplas dimensões que esta estação espacial tem trazido aos Açores, desde logo a possibilidade de criação de emprego qualificado e o reforço da centralidade Atlântica.
Durante o próximo ano e devido à sua localização, a estação de Santa Maria – a única da Agência Espacial Europeia instalada em Portugal – irá desempenhar uma missão determinante no processo de lançamento dos dois primeiros satélites da futura constelação Galileu.
Recorde-se que em Santa Maria funciona o Centro Nacional de Vigilância Marítima do Atlântico, operado pela Edisoft, uma infraestrutura que projeta os Açores e o país no quadro da Agência Europeia de Segurança Marítima.
Durante o ano 2013, a Estação de Santa Maria estará envolvida em novas missões, como o VEGA1, Ariane5 (ATV3) e Soyuz2, e o lançamento de novos satélites Galileo. 2014 será um ano de intensa atividade para a Estação de Santa Maria, nomeadamente no lançamento da restante constelação Galileo.
José Contente reafirmou ainda que em “boa hora o Governo dos Açores apostou nesta nova dimensão espacial que, no caso de Santa Maria, correspondeu ao investimento no segmento terrestre desta infraestrutura”.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário