terça-feira, 8 de novembro de 2011

Médicos estrangeiros estão a garantir cuidados de saúde à população


O Secretário Regional da Saúde reafirmou hoje que os médicos colombianos contratados pelo Serviço Regional de Saúde estão a cumprir o objectivo pretendido e o seu trabalho é reconhecido pelas pessoas.


Em resposta ao comunicado da Ordem dos Médicos, Miguel Correia frisou que “o trabalho dos médicos estrangeiros é importante, sobretudo no momento actual, uma vez que as pessoas podem não ter dinheiro para recorrer a um médico privado e é necessário que os serviços públicos garantam os cuidados de saúde à população”.


O Secretário da Saúde reafirma que o Governo tem todo o interesse que continuem a formar-se nas nossas unidades de saúde o maior número de médicos possível.

O que acontece é que os jovens médicos apenas conseguirão suprir os lugares dos médicos que se vão aposentar nos próximos tempos. Haverá, por isso, sempre falta de médicos de família e, portanto, será necessário contratar mais médicos no estrangeiro.


Quanto às funções, pela experiência que possuem, os médicos contratados estão habilitados a ver todos os membros da família, tal como acontece nas unidades de saúde a nível nacional e como já acontece no centro de saúde de Angra e, portanto, para a Secretaria da Saúde e para a população são médicos de família.


Segundo Miguel Correia, de modo algum, se está a subvalorizar os médicos que estão a fazer o internato na Região.


De resto, disse, "a admiração que temos pelos jovens médicos está expressa, por exemplo, na nomeação do director clínico do centro de saúde da Ribeira Grande e da Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa".



GaCS

Sem comentários: