terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reforço de 22 milhões de euros no sector da saúde visa o equilíbrio das contas dos hospitais


O Secretário Regional da Saúde disse hoje que o reforço de 22 milhões de euros previsto no Plano da Região Autónoma dos Açores para 2012 tem por objectivo o equilíbrio das contas dos hospitais e do Serviço Regional do de Saúde.


Nas declarações prestadas, na Horta, na sequência da audição pela Comissão dos Assuntos Sociais, Miguel Correia explicou que esta verba se destina a reforçar a capacidade financeira dos hospitais. Sublinhou, porém, que este reforço implica que se mantenham os objectivos de redução de custos e de aumento da produtividade e da eficiência.


“Vamos trabalhar em 2012 para conseguirmos ter um orçamento equilibrado e sustentado que traga segurança ao serviço Regional de Saúde”, disse Miguel Correia.


Ao nível do investimento está previsto, também, um acréscimo de 10 milhões de euros que são destinados a novas unidades de saúde, como o Hospital da Ilha Terceira e o centro de saúde da Graciosa bem como a continuar a obra do centro de saúde da Madalena ou a iniciar o centro de saúde de Ponta Delgada.


Há também uma verba muito significativa destinada à construção do “bloco C” do Hospital da Horta.


Segundo Miguel Correia, “trata-se de um esforço de investimento naquilo que o Governo entende que é estruturante para o sector da saúde”.


Mantêm-se também as dotações para a prevenção e tratamento de comportamentos de risco e reafirma-se a prioridade de manter o nível de prestação de cuidados continuados.


É, em síntese, um orçamento onde se regista um aumento de verbas destinadas a fazer face às novas unidades de saúde e aos respectivos equipamentos, mas também a uma melhoria de eficiência dos recursos afectos à operacionalização das diversas actividades do Serviço Regional de Saúde.




GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário