domingo, 11 de dezembro de 2011

Director do Ambiente exorta Grupo Folclórico do Salão a manter-se firme na defesa do nosso património


O Director Regional do Ambiente exortou sábado à noite os membros do Grupo Folclórico do Salão, da ilha do Faial, a manterem-se “firmes na defesa do nosso vasto património cultural material e imaterial”.



“Faço votos para que continuem com a mesma vitalidade e dinâmica que os têm caracterizado ao longo destes 38 anos”, disse João Bettencourt no jantar de aniversário daquele grupo, no qual representou o Presidente do Governo.


Na ocasião, o Director Regional do Ambiente destacou também o “percurso marcante e influente” que aquela colectividade tem assumido na sociedade faialense, levando inclusivamente o nome da Freguesia do Salão além fronteiras.


Para além do seu contributo para o enriquecimento cultural do Faial, o Grupo Folclórico do Salão tem desempenhado igualmente “um papel fundamental para a preservação de valores históricos, culturais e sociais” da nossa sociedade, acrescentou aquele responsável.


João Bettencourt lembrou ainda que instituições desta natureza desempenham também um “papel pedagógico fundamental”, já que muitas vezes constituem verdadeiras “escolas de cultura e de vida”, onde são transmitidos não apenas “usos e costumes artísticos e culturais seculares” mas também “valores de cidadania e bons costumes”.


Conforme sublinhou, colectividades como esta “contribuem, igualmente, para desviar os jovens de actividades ilícitas e nada saudáveis, através deste convívio regular de várias faixas etárias”.



GaCS

Sem comentários: