Carlos César, que esteve presente na cerimónia de descerramento da placa toponímica, disse ter sentido essa homenagem de uma forma muito especial, já que a Jaime Gama o liga um longo historial de atividade política , a qual, aliás, iniciou ainda muito novo por influência, entre outros, do homenageado.
“Foi com ele que aprendi, ainda muito jovem, a dar valor à liberdade e à democracia”, afirmou, acrescentando que Jaime Gama foi um dos açorianos que, no arquipélago, mais se empenharam na resistência à ditadura e no combate pela liberdade.
Nesse grupo se incluía o seu irmão, Horácio César, pelo que, como lembrou, assim foi também participando e aprendendo, a ponto de sublinhar que deve a esses resistentes muito do que fez no plano político.
“O Dr. Jaime Gama é uma personalidade de indiscutível mérito na vida política e cultural portuguesa, é uma personalidade com dimensão que ultrapassa as nossas fronteiras, e o reconhecimento na freguesia onde nasceu é o mínimo que podemos fazer”, acentuou.
Para Carlos César, os açorianos, de resto, já o reconheceram em outras ocasiões, elegendo Jaime Gama deputado pelos Açores em várias legislaturas “e alcandorando-o a um nível elevado da estrutura política e administrativa da nação, com a sua assunção como Presidente da Assembleia da República.”
Anexos:
2012.06.16-PGRcomentaHomenagemJaimeGama.mp3
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário