sexta-feira, 15 de junho de 2012

Entidades gestoras e operadores regionais promovem a correta gestão de resíduos nos Açores


As entidades gestoras de sistemas integrados de fluxos específicos de resíduos são entidades sem fins lucrativos licenciadas para gerir diversos resíduos tais como os óleos minerais, embalagens, pilhas, equipamento elétrico e eletrónico, baterias, pneus, enre outros.

Neste âmbito as entidades gestoras asseguram o cumprimento dos objetivos de prevenção, reciclagem, valorização e gestão específicos para cada fluxo de resíduos. Para isso organizam uma rede de recolha e tratamento de resíduos e promovem a adoção de boas práticas junto dos produtores quer do produto quer dos resíduos.

Todas as entidades gestoras têm funcionamento nos Açores, mediante despacho da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, e a sua atividade é desenvolvida através da cooperação com operadores regionais, sejam empresas privadas ou entidades públicas como os municípios.

Recentemente foram publicados despachos que possibilitam que 5 das entidades gestoras possam    dar continuidade ao exercício da sua atividade. Estes despachos bem como outra informação relevante sobre os sistemas integrados de fluxos específicos de resíduos e respetivas entidades gestoras e operadores regionais estão disponíveis no Portal Resíduos da SRAM no endereço da Internet

http://www.azores.gov.pt/GRA/sram-residuos


GaCS

Sem comentários: