Notícias da Região Autónoma dos Açores e muitas outras informações de temática açoriana.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
José Contente defende “regionalismo energético”
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos defendeu hoje um modelo assente no “regionalismo energético” que entende como a capacidade dos Açores, mesmo não exportando energia renovável numa primeira fase que, pelo menos, “possa assegurar que o investimento e a liderança da produção de energias renováveis seja completamente nossa”.
José Contente, que presidiu à sessão de abertura do II International Workshop Renewable Energies, Climate and Sustainability, que decorre na Universidade dos Açores, sublinhou a extrema necessidade no incremento da produção de energia renovável, diminuindo assim a fatura energética dos combustíveis fósseis, que têm fragilizado as economias mundiais, ao mesmo tempo que assegura o crescimento sustentável e amigo do ambiente.
O governante reconhece que o incremento das energias renováveis representa ainda importantes desafios para os estados, os quais devem investir em inovações tecnológicas produtivas para aproveitar as energias limpas e, assim, contrariar o cenário de dependência energética fóssil.
“Em 2030 as necessidades energéticas aumentarão em cerca de 50 por cento relativamente às atuais e os combustíveis fósseis representarão 81 por cento da procura energética. A energia nuclear diminuirá nos países industrializados, mas aumentará nos países em vias de desenvolvimento, as designadas economias emergentes”, constatou José Contente. Perante estas previsões, é urgente apostar em energias limpas para salvaguardar a sustentabilidade ambiental do planeta, assente num “modelo de desenvolvimento económico com viabilidade ecológica”.
O Secretário Regional relembrou o importante projeto que o Governo Regional está a desenvolver nos Açores, o Green Islands, em parceria com o MIT e elogiou a EDA porque, ao nível da energia geotérmica e outras renováveis, “tem feito uma caminhada muito interessante, reconhecida a nível mundial, e que pode ser um fator de sucesso que caracteriza a nossa Região”.
José Contente demonstrou todo o interesse na discussão científica e académica deste assunto porque destes congressos internacionais podem resultar novas ideias, novos contributos para a estratégia e políticas regionais. “As decisões políticas serão melhor perspetivadas se forem sustentadas em soluções científicas que conferem credibilidade às decisões, mas também sustentabilidade”, disse, a propósito.
O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Ciência e Tecnologia, no âmbito do apoio à divulgação científica e aos congressos, já apoiou a concretização, só este ano, de mais de 60 eventos na Universidade dos Açores, um suporte financeiro na ordem do meio milhão de euros, um apoio que reforça a credibilidade científica da academia açoriana e traz à Região reconhecidos investigadores em diferentes áreas do saber.
Anexos:
2012.06.11-SRCTE-CongressoEnergiasRenováveis.mp3
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário