A posição foi expressa por Cláudia Cardoso durante a discussão de um projeto de Resolução do PCP, rejeitado por maioria, recomendando ao Governo a abertura do 3.º ciclo do ensino básico no estabelecimento educativo das Lajes da Escola Básica e Secundária das Flores.
Segundo indicou a governante, o polo das Lajes da Escola Básica e Secundária das Flores tem um número de alunos “muito reduzido”, contando presentemente o 2.º ciclo com apenas 26 alunos (10 no 5.º ano e 16 no 6.º ano).
Ao nível do 1.º ciclo, a frequência escolar é também muito diminuta, da ordem da dezena de alunos por ano de escolaridade, razão pela qual a Secretária Regional acredita que, a curto e a médio prazo, não justificará a abertura do 3.º ciclo nas Lajes das Flores.
Cláudia Cardoso adiantou ainda que, de acordo com o regulamento de gestão administrativa e pedagógica dos alunos, a iniciativa da criação de um novo ciclo pode partir também do próprio conselho executivo da escola, o que não aconteceu neste caso.
De resto, observou a Secretária Regional, o próprio conselho executivo não vê vantagens nesse alargamento do 3.º ciclo às Lajes, o qual implicaria a “descapitalização” das turmas que existem em Santa Cruz.
Por outro lado, isso inviabilizaria, do ponto de vista pedagógico, a existência de clubes escolares, de encontros de escolas e de outras atividades que existem em Santa Cruz mas que, no caso de se criar uma única turma nas Lajes, não seria possível garantir, explicou a governante.
Cláudia Cardoso referiu ainda que o alargamento do 3.º ciclo às Lajes representaria também um acréscimo de despesa pública, já que o leque de professores deste ciclo é muito maior.
Como seria impossível criar horários completos para uma turma de 3.º ciclo nas Lajes, as aulas neste polo teriam necessariamente que ser asseguradas pelos professores que já lecionam em Santa Cruz, obrigando-os assim a um constante vaivém, argumentou a Secretária Regional, adiantando que essa situação “penalizaria todo um sistema que tem funcionado bem até agora”.
Em resumo, conclui Cláudia Cardoso, “não há, pedagogicamente nem economicamente, viabilidade nem interesse na criação do 3.º ciclo do ensino básico” nas Lajes das Flores.
Anexos:
2012.06.13-SREF-TerceiroCicloLajesFlores.mp3
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário