terça-feira, 12 de junho de 2012

Secretária da Educação e Formação destaca sucesso do ensino profissional nos Açores


O ensino profissional é uma opção que, nos últimos 15 anos, ganhou expressão e credibilidade nos Açores.

A afirmação é da Secretária Regional da Educação e Formação, falando na cerimónia solene de entrega de diplomas aos formandos que acabaram, no ano lectivo passado, a sua formação na Escola Profissional da Praia da Vitória.

Cláudia Cardoso referiu que, neste espaço temporal, O Governo dos Açores investiu em recuperar “aquilo que terá sido um erro histórico, que foi menosprezar – ou mesmo, desprezar –, o ensino profissional” na Região.

Reforçando a ideia, a governante afirmou que o ensino profissional é, hoje, “um ensino de excelência”, que nada tem a ver com uma opção secundária, antes, pelo contrário, é escolhido “por ter qualidade e ser virado para a vida ativa”.

Cláudia Cardoso, que foi professora na escola que hoje entregou os diplomas a um vasto conjunto de formandos, lembrou que, quando exerceu essas funções, a instituição tinha 40 alunos, num único curso, e hoje oferece a variedade que apresenta, com centenas de estudantes, e atribuiu mérito à direção e parceiros da instituição, nesse salto quantitativo e qualificativo que é possível ver actualmente nesta e em muitas instituições da área, em toda a Região.

Outro dado que destacou, prende-se com o número de trabalhadores qualificados de que dispõem hoje as empresas no arquipélago, que passou de 5%, no início deste processo, para cerca de 25% atualmente e que, pela frequência do ensino profissional, será, brevemente, muito maior.

A Escola Profissional da Praia da Vitória, como outras na Região, comporta cursos de formação profissional de nível específico, mas, também, do PROFIJ, um programa formativo de inserção de jovens que é uma alternativa ao ensino regular e profissionalmente qualificante, bem como o programa REACTIVAR, que proporciona uma nova oportunidade formativa a pessoas de qualquer idade.

Sobre este último, Cláudia Cardoso sublinhou que tem um carácter inovador, “que nos deve orgulhar a todos”, fundamental para que as pessoas tenham “uma oportunidade de refazerem as suas vidas, um regresso seguro” a um percurso de vida.


Anexos:
2012.06.11-SREF-EscolaProfissionalPraia2012.mp3



GaCS

Sem comentários: