terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ana Paula Marques visitou lar de crianças e jovens da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social visitou hoje o lar de crianças e jovens da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, e lembrou, à margem do encontro, que o número de crianças acolhidas nos Centros de Acolhimento Temporário e Lares de Infância e Juventude nos Açores diminuiu para cerca de metade entre 2009 e 2012, passando de 632 para 343.

Estes resultados, segundo a governante regional, prendem-se com a implementação de medidas que visam promover a integração familiar, social e comunitária das crianças e jovens.

Neste contexto, Ana Paula Marques destacou o Programa para o Desenvolvimento da Vinculação Afetiva em contexto de Acolhimento (VINCA) e o projeto piloto de Educação Parental.

Estas duas medidas visam promover e reconhecer o papel da família no desenvolvimento das crianças e dos jovens, reforçar e habilitar a parentalidade positiva, prevenir situações de negligência e maus-tratos e melhorar a qualidade dos vínculos afetivos entre pais e filhos, acompanhar e apoiar os pais e figura de referência, bem como formar e acompanhar as famílias de acolhimento.

O projeto piloto de educação parental, que arrancou em 2011 na ilha de S. Miguel, será, ainda, estendido a outras ilhas do arquipélago.

Falando sobre os jovens institucionalizados com problemáticas funcionais graves, a governante regional considerou ainda “importante continuar a trabalhar afincadamente na reabilitação psicossocial destes jovens e das suas famílias”.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto possui as valências: jardim-de-infância, lar de idosos, centro de atividades ocupacionais, lar de crianças e jovens e centro de atendimento e acompanhamento social.



GaCS

Sem comentários:

Enviar um comentário