segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Governo promove iniciativa "Sentir e Interpretar o Parque Natural de S. Miguel"


O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promove no dia 14 de agosto, a partir das 11horas, no auditório dos CTT uma apresentação intitulada “Sentir e Interpretar o Parque Natural de S. Miguel”, seguida pelas 14H00 de visita ao trilho da Serra Devassa.

Esta apresentação mostra investimentos realizados no Parque Natural de São Miguel, promovendo e dando a conhecer as suas potencialidades. Na totalidade são 23 áreas protegidas que ocupam uma área de 21.714,82 ha (65% do território correspondente a área terrestre e 35% a área marinha), dotadas de sinalética informativa, 27 geossítios (10 dos quais prioritários em termos de intervenção no âmbito do GeoParque Açores), 11 trilhos pedestres adaptados a vários graus de dificuldade e devidamente sinalizados, 1 Centro de Monitorização e Investigação de apoio ao visitante e 1 Ecoteca vocacionada para a promoção e sensibilização ambiental.

É apresentado o Guia do Parque Natural de São Miguel, publicado nesta primeira fase apenas na sua versão em português, é um excelente suporte para desvendar e aventurar-se neste roteiro de descoberta. Nele pode-se encontrar, além da caracterização da ilha e das áreas afetas ao parque natural, um verdadeiro guia de campo, direcionado para a flora e fauna da ilha, sendo o suporte adequado para a interpretação do Parque Natural.

Estará em destaque particularidades do Parque Natural de São Miguel  na projeção do vídeo “Sentir e Interpretar o Parque Natural de São Miguel”,  realizado e apresentado por Paulo Henrique Silva, no âmbito do projeto SIARAM.

Já a exposição móvel “(Inter)ações do Parque Natural de São Miguel”, evidencia a multidisciplinariedade dos Parques Naturais, neste caso concreto do PNI de São Miguel. Painéis alusivos a notícias colocadas no portal do PNI, no primeiro semestre do ano, em que são visíveis as diferentes ações levadas a cabo nas diversas áreas de atuação: serviço educativo, ações de sensibilização, programa EcoEscolas, EcoFreguesias, Limpeza de orla costeira, entre outras.

Será entregue material de promoção às Unidades Turísticas de Alojamento numa tentativa de criar sinergias, às quais serão entregues pendurantes.

Visita ao trilho pedestre da Serra Devassa, mostrar aos visitantes que os trilhos se encontram em condições e dar a conhecer a sinalética informativa e de interpretação que passa a fazer parte dos mesmos.



GaCS

Sem comentários: