Notícias da Região Autónoma dos Açores e muitas outras informações de temática açoriana.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Projeto SIV Açores premiado a nível nacional
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recebeu hoje, em Lisboa, o prémio “Hospital do Futuro 2011/2012”, na categoria “e-saúde”, pela implementação do projeto SIV.
Os “Prémios Hospital do Futuro 2011/2012” são uma organização conjunta do Fórum Hospital do Futuro e SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) e têm como objetivo destacar e galardoar as pessoas e organizações que mais contribuíram para o desenvolvimento da saúde em Portugal, ao longo do ano de 2011.
Os galardões abrangeram áreas como acessibilidade, autarquias, Biotecnologia, Educação, Gestão em Saúde, Parcerias em Saúde e e-saúde.
O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, regozijou-se com a atribuição deste prémio na medida em que vem confirmar “o caráter inovador do projeto SIV, nas vertentes ligadas às tecnologias de informação e à capacidade de transpor a barreia geográfica que separa as ilhas dos Açores”.
Recorde-se que projeto SIV surgiu com o objetivo de colmatar uma lacuna grave na organização da emergência médica pré-hospitalar nos Açores. Através da reorganização do sistema de atendimento 112 e o acréscimo de uma viatura de suporte imediato de vida (SIV) nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, foi possível melhorar, de forma considerável, o atendimento às situações de emergência médica na Região Autónoma.
Neste projeto destaca-se a capacidade de transmissão de dados clínicos em tempo real, do local da ocorrência para qualquer computador com acesso à internet e o atendimento das chamadas 112 por enfermeiros que é também uma inovação em Portugal, uma vez que nas restantes localidades o atendimento é feito por operadores de central de emergência. A utilização de profissionais de saúde permite um melhor reconhecimento dos sinais e sintomas, a pesquisa de queixas específicas e a tomada de decisões clínicas sobre o tipo de resposta à chamada.
Outro ponto inovador do projeto é a utilização de “tablets” nas viaturas. Desde as escalas dos tripulantes, protocolos de atuação, fichas de registo de ocorrência ou listas de verificação diárias, tudo está disponível nos “tablets” de cada tripulação. Os registos são enviados por e-mail para o SRPCBA, para os hospitais ou centros de saúde.
O “tablet” também permite a comunicação, por videoconferência, entre o médico regulador e o enfermeiro, sendo possível tirar dúvidas ou mostrar o estado do doente em questão.
A potencial utilização dos ensinamentos deste projeto, a implementar globalmente na Região, a partir do próximo ano, poderão permitir adotar sistemas de telemedicina, telemetria ou comunicação, que permitam a redução das deslocações de doentes e profissionais de saúde inter-ilhas, a partilha de conhecimento e a uniformização da qualidade dos cuidados de saúde.
O prémio foi entregue no auditório da Universidade Católica Portuguesa, com a presença do Ministro da Saúde.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário