sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Governo dos Açores remodela espaço para pessoas sem-abrigo na ilha Terceira

O Governo dos Açores vai remodelar este ano o edifício Abrigo Amigo, da Confederação Operária Terceirense, que acolhe pessoas sem-abrigo, uma obra inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, anunciou a Secretária Regional da Solidariedade Social. 

Piedade Lalanda salientou que esta intervenção, num investimento público de cerca de 600 mil euros, permitirá passar das atuais 10 para 30 vagas, contribuindo ainda para conferir  uma “maior dignidade” a este espaço.

A Secretária Regional, que falava quinta-feira, em Angra do Heroísmo, na apresentação pública do projeto de arquitetura da remodelação do edifício, salientou que a iniciativa permite reabilitar o património edificado, situado na zona histórica de Angra do Heroísmo, mas também um espaço que acolhe uma resposta social “importante”, enquanto lugar de referência no processo de inclusão social dos sem-abrigo.

Piedade Lalanda frisou que este tipo de resposta social proporciona “uma oportunidade” para as pessoas sem-abrigo, um lugar onde podem, de novo, fazer “escolhas”, incluindo a possibilidade de recuperação de competências profissionais através da atividade nas oficinas.

Nesse sentido, recordou que atender este público vulnerável constitui uma das prioridades do Executivo açoriano, que vai avançar com a construção de um novo centro de acolhimento temporário e de emergência para pessoas sem-abrigo, em Ponta Delgada, numa iniciativa que envolve, em parceria, a Cáritas de São Miguel e a Associação Novo Dia.

Na sua intervenção, Piedade Lalanda elogiou o empenho da Direção da Confederação Operária Terceirense, incluindo o seu ex-presidente, e da equipa de arquitetos na concretização do projeto de remodelação do edifício Abrigo Amigo.


Anexos:
2014.02.06-SRSS-ApresentaçaoProjetoRemodelaçãoAbrigoAmigo.MP3

GaCS

Sem comentários: