O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Executivo vai lançar o Programa PME Digital, incluído na Agenda Digital e Tecnológica dos Açores, no segundo semestre deste ano.
O PME Digital, enquadrado nos novos sistemas de incentivos, “estará orientado para estimular o surgimento e desenvolvimento de pequenas e médias empresas vocacionadas para o mercado digital”, revelou Vítor Fraga na abertura da jornada Projeto ITED - Alterações Legislativas e Novas Regras Técnicas, promovida pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros Técnicos.
Na sua intervenção, o titular da pasta da Tecnologia adiantou que, através deste programa, as pequenas e médias empresas terão “acesso a linhas de apoio e serviços que favoreçam a sua integração no mercado global, sempre numa perspetiva de agregar valor e maximizar o retorno”.
Para Vítor Fraga, o mercado digital depende, acima de tudo, de “acessibilidades a preços competitivos e inovação nas soluções a vender”, sendo nestes dois fatores que o Governo dos Açores se propõe atuar.
“No primeiro caso, através dos parques tecnológicos e, no segundo, através de mecanismos de acompanhamento e aconselhamento”, frisou.
Neste contexto, salientou que “os futuros parques tecnológicos, primeiro em São Miguel e depois na Terceira, serão peças centrais no desenvolvimento desta estratégia virada para a sociedade do conhecimento e da inovação, onde teremos que ser ainda mais ambiciosos e determinados”.
Vítor Fraga lançou ainda um repto às empresas que atuam no setor das Tecnologias, bem como aos potenciais empreendedores e investidores, para uma união de esforços.
"Juntem-se a nós para percorrermos os melhores caminhos e para mantermos permanentemente os Açores como uma região tecnologicamente avançada e integrada”, apelou o Secretário Regional.
|
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário